12 de Novembro de 2014 às 19:56

Trabalhadores da ECT aprovam paralisação de 24 horas pelo pagamento da PLR, periculosidade e melhores condições de trabalho

Os trabalhadores dos Correios, Telégrafos e Similares de Mato Grosso do Sul decidiram por  uma paralisação de 24 horas, a partir da zero horas desta quinta-feira (13.11.2014).  A decisão, respaldada pela maioria dos presentes, ocorreu  em Assembléia Geral, realizada nesta quarta-feira, às 19h30min, na sede da entidade, em Campo Grande.

A paralisação acontecerá em  Campo Grande e diversos municípios do interior. É motivada pelo fato da direção nacional da ECT recusar a proposta de intermediação para o pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) encaminhada pelo Ministro Ives Gandra, do TST e aprovada por 22  sindicatos de base de vários estados. A  resposta negativa  aponta que a ECT continua irredutível e tenta fazer com que a categoria aprove goela abaixo sua proposta de amarrar os valores  previstos da PLR pelo período de três anos, incluindo  a PLR de 2013 que já deveria ser paga no final do mês de outubro, desvinculada dos dois anos posteriores e as regras absurdas de produtividade, desumanas e incompatíveis com a atual condições de trabalho existente na empresa.

A direção do Sintect-MS explica que lamenta ter que suspender as atividades para receber o que já ter direito por força de acordo coletivo de trabalho firmado este ano. Mas esclarece não restou outra alternativa diante do descaso da empresa. Detalha  que por orientação do TST, a direção da empresa pagaria, na PLR 2014, a título de Parcela de Incentivo à Ampliação de Produtividade  e Resultados, mais 25% do valor repassado ao Governo. Já o pagamento da PLR 2015 seria discutido até a data limite de 17 de novembro de 2014.  Outra crítica é que os valores para o rateio da PLR é feito com base apenas nos lucros e não resultados, como ponderou o Ministro Ives Gandra.

Além disso, a paralisação cobra a agilidade no pagamento da periculosidade de 30% para os condutores motorizados em serviço, abertura de concurso público para suprir a falta de pessoal e melhores condições de trabalho, como colocação de bebedouros nos locais de trabalho, dedetização de unidades infestadas por pombos e ratos, instalação,  conserto e manutenção adequada dos equipamentos de ar condicionado.

Coletiva

A partir da manhã, às 10 horas, a Secretaria Geral da Entidade, Elaine Regina de Souza e demais diretores estarão a disposição da imprensa, na sede central dos Correios de Campo Grande, na av. Calógeras com Dom Aquino, para prestar os esclarecimentos necessários à população e à imprensa.

Mais informações Elaine ou Adriano 8407-8020

Assessoria de imprensa sindical