Principais Notícias

15 de Fevereiro de 2017 às 22:55

Plano de Saúde: propostas discutidas na Comissão Paritária serão apreciadas em Assembleia Geral

Na data de 30 de janeiro foi concluído o relatório final dos Estudos da Comissão Paritária de Saúde, estabelecida obrigatoriamente pelo Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017, Cláusula 28. Os membros da Comissão Paritária, neste dia, apresentaram os resultados e a contraproposta aprovada pela 40ª Plenária Nacional da FENTECT, realizada nos dias 26 e 27 de janeiro, em Brasília.

Contra os ataques do informativo “Primeira hora” da ECT - A Comissão Paritária reforça que a contraproposta da FENTECT foi apresentada no dia 30, conforme acordado em data anterior, e após a realização da 40ª plenária Nacional. Desta maneira, repudiamos o “Primeira Hora” dos Correios, do dia 31 de janeiro de 2017, que afirma que não foi apresentada contraproposta. Tal alegação não tem fundamento, já que as deliberações foram apresentadas e registradas no relatório final.

No ponto custeio, não foi atendido pela representação dos trabalhadores o pleito da Empresa pela aprovação de sua proposta de mensalidade, aumento do compartilhamento, e ainda a retirada dos pais (genitores) do plano no prazo de 10 anos. Destacamos que a proposta da empresa também traria mais prejuízo aos aposentados, que já pagam compartilhamento a maior. Neste ponto o posicionamento da Comissão Paritária foi a rejeição de qualquer alteração de modelo vigente previsto no ACT 2016/2017, pois foi constatado que o prejuízo alegado pela empresa não é de responsabilidade do plano de saúde, e os estudos apontam outros fatores que impactaram na situação econômico-financeira da ECT.

Repúdio à proposta da Empresa

A proposta de custeio apresentada pelos Correios é um absurdo e um ataque direto aos trabalhadores. Com os salários adotados pela empresa, em média 80% dos ecetistas, não suportariam a pretensa oneração. Os comparativos utilizados pela empresa para embasar a necessidade de alteração não podem ser base para os Correios, pois há uma grande diferença salarial entre as categorias, e a ECT possui o mais baixo piso salarial entre os empregados e servidores públicos.

A Comissão Paritária da FENTECT debruçou-se sobre este período de três meses para estudar e defender os interesses dos trabalhadores, buscando a todo o momento o conhecimento para enfrentar os embates travados com a Empresa e a Postal Saúde durante o período de estudo da comissão. O relatório será apreciado pelas assembleias nos estados.

Todo material utilizado pelo estudo da Comissão paritária se encontra disponível no site da FENTECT, no link: www.fentect.org.br/noticia/comissao-paritaria-de-saude/, inclusive as apresentações da Comissão Paritária na 40ª Plenária Nacional.