Principais Notícias

6 de Maio de 2016 às 14:04

Importância do Conselho de Administração e a necessidade de participação na eleição


Acontece até o dia 9 de maio a eleição para o Conselho de Administração dos Correios.O sindicato conclama a categoria para que participe deste pleito observando os candidatos e votando naqueles que, no Conselho, representarão os interesses dos trabalhadores. Pela importância que tem este Conselho (veja abaixo), pelas deliberações e informações que passam por ele, é importante que tenhamos conselheiros eleitos pela base.

Para votar é preciso acessar o site de votação com o seguinte link: https://elejaca.postalis.org.br onde é possível inclusive recuperar senha (caso não tenha recebido). Vamos participar e votar em candidato(a) que tenha ligação com os trabalhadores.

 

 

Colocamos abaixo algumas das atribuições do Conselho de Administração, conforme o Estatuto da ECT

 

“Art. 8o A ECT é constituída pelos seguintes órgãos: I - Assembleia Geral; II - Conselho de Administração; III - Diretoria-Executiva; e IV - Conselho Fiscal. (...) Art. 9o A ECT será administrada pelo Conselho de Administração, com funções deliberativas, e pela Diretoria-Executiva.”

“CAPÍTULO VII - DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO - Art. 15. O Conselho de Administração é o órgão colegiado responsável pela orientação geral dos negócios da ECT, pela definição das políticas, diretrizes e objetivos corporativos, e pelo monitoramento dos resultados. (...) Art. 20. Sem prejuízo das demais competências previstas em lei, ao Conselho de Administração compete: I - fixar a orientação geral dos negócios da ECT, estabelecendo políticas, diretrizes e objetivos corporativos, inclusive sobre governança corporativa, em consonância com a política do Governo federal; II - fiscalizar a gestão da Diretoria-Executiva; III - aprovar: a) os atos, acordos, contratos e convênios a serem firmados pela ECT, conforme critérios estabelecidos no regimento interno do conselho; b) o Plano Estratégico; (...) as propostas a serem submetidas à Assembleia Geral sobre: 1. o relatório da administração, o orçamento de capital e a proposta de destinação dos lucros, incluída a proposta de pagamento de dividendos ou de juros sobre o capital próprio da ECT; 2. as alterações deste Estatuto; 3. a remuneração da Diretoria-Executiva e dos membros do Conselho de Administração; 4. a aquisição de controle ou participação acionária em sociedades empresárias já estabelecidas; 5. a constituição de subsidiárias; 6. a incorporação de sociedades nas quais a ECT detenha participação acionária; 7. a alienação, no todo ou em parte, de ações de propriedade da ECT em empresas controladas; (...) g) orçamento anual e o programa de investimentos da ECT; (...) l) programa de metas e o pagamento aos empregados de participação nos lucros e resultados; m) programa de metas da Diretoria-Executiva e o pagamento aos dirigentes de participação nos lucros;n) Plano de Cargos, Carreiras e Salários da ECT e o Quadro Global de Efetivo Próprio da ECT; (...) u) celebração de parcerias comerciais que agreguem valor à marca da ECT e proporcionem maior eficiência de sua infraestrutura, especialmente de sua rede de atendimento, obedecida a regulamentação do Ministério das Comunicações;”


Outras Notícias



Links Úteis


Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades e informações sobre o SINTECT-MS.

Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas