26 de Abril de 2016 às 16:47

FENTECT mostra porque é importante a paralisação do dia 27 de abril

Nesta quarta-feira (27/04), os trabalhadores dos Correios vão parar. Quase 100% dos sindicatos filiados à FENTECT (32) já aderiram à luta pelo Dia Nacional de Paralisação em Defesa dos Correios e vão promover assembleias nesta terça-feira (26), com indicativo de paralisação a partir das 22 horas do mesmo dia, em algumas localidades, e a partir da 0h do dia 27. As demandas são inúmeras, mas, se ainda restam dúvidas, a federação vai ajudar.

Abaixo, a FENTECT listou os principais questionamentos levantados pela categoria, que podem impactar na decisão por aderir ou não à mobilização, amanhã.

1) A adesão à paralisação gera falta para os trabalhadores?

Não!
No entanto, cabe aos sindicatos seguir os trâmites burocráticos para a legalização da paralisação conforme a lei de greve. O lançamento na ficha funcional é dado como “participação em movimento grevista”, sem prejuízo para transferências, requisição de bolsas de estudo ou GCR.

2) Haverá desconto salarial para quem participar?

A lei de greve é bem clara quanto a esse quesito!
Os dias paralisados são negociados entre as partes. Logo, podem ser abonados, descontados ou compensados. Os sindicatos e a federação trabalham em conjunto, até as últimas consequências, para que não seja realizado o desconto, embora não haja boa vontade da empresa a respeito do abono. A ECT busca pressionar o trabalhador (a) para que não participe das paralisações.
Vale destacar que quanto mais adesão houver maior será o impacto na decisão da empresa sobre a realização do desconto ou não. Inclusive, o ingresso com ações judiciais justificam a relevância da paralisação.
A participação reflete, ainda, a campanha salarial.

3) Quem pode aderir à paralisação?

As reivindicações da paralisação são demandas de toda a categoria, entre carteiros, atendentes, OTT's, administrativos e trabalhadores (as) de nível superior.
A participação dos carteiros é extremamente importante, mas é necessário que os atendentes, porta de entrada da empresa, bem como os demais funcionários, também lutem juntos.

4) É necessário que haja 30% trabalhando em cada unidade?

Não é necessário o quantitativo mínimo por unidade. Esse percentual se refere aos serviços essenciais. Geralmente, o referido valor é definindo na justiça para greves prolongadas, não é o caso.

5) Por que devemos parar?

• Por uma empresa pública e de qualidade;
• Contra possíveis manobras fiscais. A empresa tem alegado que a partir de setembro não poderá realizar os pagamentos dos salários dos trabalhadores devido ao déficit da ECT. Porém, a FENTECT revela, com estudo e consultoria, que não há problemas maiores, tendo em vista que a empresa continua promovendo ações que não coadunam com um processo de perda. Por exemplo, os diversos patrocínios. Com isso, tenta economizar às custas dos ecetistas, colocando a classe em situações ainda mais degradantes;
• Não ao fechamento de agências;
• Pelo retorno do Correios Saúde;
• Pelo não pagamento da contribuição extraordinária do Postalis, de 17,92%;
• Entrega matutina imediata em todas as unidades;
• Revogação da CorreiosPAR (subsidiária);
• Pelo fim do DDA;
• Não ao CDD Virtual;
• Pelo pagamento da periculosidade aos motociclistas;
• Contratação e concurso público já!
• Melhores condições de trabalho;
• Pelo pagamento do sábado;
• Pelo fim das metas abusivas;
• Por melhorias no sistema SARA e no banco Postal;
• Pelo fim da cobrança abusiva do PROTER aos atendentes;
• Por uma distribuição de PLR justa para todos;
• Pela manutenção dos nossos direitos,
• Pelo fim das intervenções partidárias nas decisões da empresa.

6) A paralisação precisa durar o dia inteiro?

As atividades da paralisação serão decididas na assembleia. O indicativo é de um dia de paralisação, porém fica a critério dos sindicatos ou de cada trabalhador optar por parar somente pela manhã, ou duas horas, no início do expediente, a critério do trabalhador (a). O importante é que todos participem.

Serão computadas as horas em que o trabalhador fizer parte do movimento. Por isso, é importante assinar o ponto da empresa e também a lista de participação na paralisação.

A FENTECT está disponível para sanar as principais dúvidas e reforça a importância do diálogo e da adesão ao Dia Nacional de Paralisação em Defesa dos Correios, que não é apenas de um setor, mas de toda categoria.

Fonte: FENTECT