5 de Agosto de 2015 às 14:10

ECT permanece sem respostas pontuais à pauta dos trabalhadores

Continuam sem soluções as questões levantadas sobre a greve deste ano, do dia 29 de maio, e as demais datas. Em mais uma reunião do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/16, realizada nessa terça-feira (4), a ECT prometeu respostas na próxima quinta-feira. As cláusulas correspondentes à situação dos Aposentados e Garantias ao Empregado Estudante foram debatidas e a representação dos trabalhadores exigiu o debate exaustivo de cada cláusula, com garantia das intervenções.

Os representantes da categoria reivindicaram que os aposentados no período anterior a data de 01 de janeiro de 1986 também façam parte do plano de saúde, sem justificativa para a exclusão. Além disso, solicitaram que a ECT mantenha os dependentes no sistema Correios Saúde, mesmo com a morte do titular aposentado. Foi ressaltado que a ECT realiza o Dia do Aposentado de maneira diferenciada nas diretorias regionais, ao que a direção da empresa informou que uma das vertentes do programa “Escolhas” tem como foco a aposentadoria.

Os representantes dos ecetistas cobraram também da ECT que o empregado estudante possa estagiar na própria empresa ou fora dessa, conforme a necessidade curricular do curso, com flexibilização do horário, sem prejuízo dos estudos. Demandou-se, ainda, a implantação de terminais de internet e impressora multifuncional em todas as unidades de trabalho, com livre acesso a todos os empregados.
Entre as exigências dos trabalhadores, também o pagamento por título, com referência salarial no valor de 5% no início e mais 5% ao final do curso e que as férias da ECT sejam conciliadas com as escolares. Na visão da direção da empresa, a cláusula tem sido cumprida, mas o comando de negociação questionou a efetividade.

Sobre a cláusula Adoção, a representação dos trabalhadores reivindicou a concessão de 180 dias corridos, a título de licença-adoção aos empregados que adotarem crianças de até 14 anos de idade, com a manutenção salarial e dos benefícios, além do direito ao convênio médico e extensão aos homoafetivos. A ECT irá analisar a proposta e afirmou que responderá oportunamente.

Reiterou-se a necessidade de divulgação mais eficaz nas diretorias regionais sobre os direitos concedidos aos empregados estudantes e de respostas à pauta de reivindicações protocolada, devido a tantas manutenções de cláusulas já existentes, sem agregar valor e desenvolvimento à questão da classe de trabalhadores dos Correios.

A representação dos trabalhadores continua na luta e observa que, até o momento, a empresa não apresentou propostas de melhorias. Como fator agravante, nenhuma das indagações foram respondidas pela ECT, oficialmente, enquanto são investidos R$ 300 milhões na subsidiária CorreiosPar, com a reestruturação dos Correios, e R$ 2,5 milhões na direção da própria empresa.

FONTE: FENTECT