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26 de Fevereiro de 2016 às 14:05

Proter: sindicato orienta atendentes para que não paguem cobrança por erro de máquina e recorram ao jurídico do SINTECT-MS


Os atendentes comerciais enfrentam, entre outros problemas, as cobranças que vem sendo feitas para ressarcimento financeiro por conta de divergência encontrada na cobrança do PROTER e o SARA. Ocorre que tais divergências vem sendo questionadas pela diretoria do sindicato já a algum tempo, através de ofícios e reuniões.

Nos ofícios a diretoria do sindicato solicita esclarecimentos, bem como averiguação destas cobranças consideradas indevidas por parte da entidade. Solicitamos também a liberação para uma visita in loco da diretoria da entidade junto ao CEOFI/BH, para conhecer a maquina que opera o sistema de funcionamento  PROTER.

Nos ofícios são colocadas algumas observações em relação do motivo para suspensão da cobrança e averiguação minuciosa nesse sistema.

 

  • O atendente é o responsável por inserir no sistema SARA as informações relativas ao tamanho do objeto, o qual o sistema é quem irá cubicar e informar o valor a ser cobrado do cliente, sendo que não há a possibilidade de alteração do referido valor.
  • Não vem ocorrendo a comprovação de que o atendente efetuou o lançamento incorreto do tamanho da mercadoria, uma vez que não há a comprovação através de fotos do devido objeto.
  • O referido problema vem ocorrendo com mercadorias postadas em embalagens próprias dos correios, ao qual o próprio sistema tem as medidas.
  • O referido problema vem ocorrendo com documentos postados em envelopes sendo cubicado pelo Proter com pesos de 8 kg (fato praticamente impossível de acontecer).
  • Sendo já comprovado por alguns atendentes, por meio de imagens e busca de informação do cliente que a cobrança do peso cúbico do Proter não condiz com o peso e tamanho do objeto postado.

 

Além disso, tivemos acesso a documentos de dentro da empresa onde funcionários-gestores que trabalham diretamente na gestão do sistema admitem que os erros operacionais na máquina de cubicagem existem e que os mesmos continuarão a ocorrer devido a máquina ser operacionalizada no sistema automático, e que os objetos saídos de MS não passam por máquina no estado, não tendo como realizar contra prova.

Enquanto não se resolve tal impasse o sindicato orienta para que todos os  atendentes não realizem o pagamento de tal cobrança, a principio cobre da empresa fotos que comprovem a veracidade das informações ao qual ela esta se utilizando para realizar a cobrança, como uma foto por exemplo. Posterior qualquer documento que a empresa venha solicitar que assine ou que faça defesa, busque a orientação para acompanhamento do sindicato, através dos diretores e do jurídico para contestação judicial da cobrança.  

A diretoria do sindicato seguirá com as ações a fim de suspender a realização desta cobrança, com denúncia junto ao ministério do público e coleta de assinatura em abaixo assinado.

 


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