3 de Agosto de 2022 às 09:03

INFORME DA CAMPANHA SALARIAL ACT 2022/2023

No mês de junho a representação dos trabalhadores e trabalhadoras deu o ponta pé inicial na Campanha Salarial 2022/2023, aprovando e protocolando a pauta nacional de reivindicação dos trabalhadores. Uma pauta coesa e que busca atender os anseios de retomada dos direitos dos trabalhadores.

As reuniões de negociação com a direção dos Correios iniciaram já no início do mês de julho, onde o comando de negociação dos trabalhadores se reuniu virtualmente por 8 encontros, que foram marcados pelo desrespeito por parte da direção dos Correios, a mando do General Floriano que segue a linha do Governo Bolsonaro.

A todo momento de tentativa de negociação por parte dos trabalhadores, a gestão dos Correios se limitou a dizer “Sabemos a pauta de cor”, mas será que realmente eles conhecem a pauta dos trabalhadores, será que ouvem os anseios da categoria, será que conhecem a realidade e principalmente o alto índice de inflação que come o poder de compra.

Vamos lá, qual a proposta da ECT?

• Primeira jogou 20% do IPCA, ou seja, alcançaria no máximo 2,5%, além de retirada da clausula 27 – responsabilidade civil com veículos da empresa, e alteração de parágrafos de outras clausulas.
  • Segunda retirou os 20% e jogou 90% do IPCA, ou seja, alcançaria uns 10%, e continua com as alterações acima, retirada de direitos.
  • Terceira NUNCA OUVIU OU DISCUTIU REALMENTE O PEDIDO DOS TRABALHADORES, SE NEGOU A CONTINUAR NEGOCIANDO, APÓS 01 DE AGOSTO, PREGA MENTIRAS EM SEU INFORMATIVO, O PRIMEIRA HORA, E PRINCIPALMENTE NÃO VALORIZA QUEM SÃO OS RESPONSAVEIS PELO LUCRO DE QUASE 4 BILHÕES.

A verdade a direção não fala, bem como não responde aos questionamentos, então vamos lá?

• Qual a implicação em garantir a manutenção dos direitos do último acórdão até o fechamento desta Campanha Salarial?
  • Qual a justificativa legal para não continuar a negociar e construir uma proposta justa?
  • Porque se negou a todo momento discutir clausula a cláusula da proposta dos trabalhadores, aliás muitas delas são sociais, sem justificativa de necessidade de recurso financeiro.
  • O porquê omite o reajuste concedido ao alto escalão? As próprias Atas das reuniões tanto Assembleia Geral Ordinária realizada em 27 de Abril quanto a do CA (Conselho de Administração) realizada em m 27 de Maio de 2022 com a transcrição abaixo:*".  .  .
  • 1. MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO. 1.1. Remuneração de Membros Estatutários dos Correios – Ciclo 2022/2023 – período Junho/2022 a março/2023. (Relatório CA nº 041/2022). Relator: Floriano Peixoto Vieira Neto – Presidente dos Correios e membro do Conselho de Administração. O colegiado convida Heronides Eufrásio Filho, Diretor de Gestão de Pessoas, acompanhado de Jose Luiz de Ascenção Júnior, Superintendente Executivo de Gestão de Pessoas, que apresentam a matéria. Na sequência, o colegiado APROVA, pela maioria do presentes, tendo por base o Ofício Circular 2207/2022/ME da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais - Sest/ME, o encaminhamento à Assembleia Geral, com parecer favorável, da proposta de Remuneração Global dos Membros Estatutários dos Correios, para o períodode junho/2022 a março/2023, ciclo 2022/2023, com reajuste de 9,91%, conforme proposta constante nos Anexos I e II deste relatório, e consequentes pagamentos."* desmentem a declaração feita no Primeira Hora.
  • E por fim, mas O MAIS IMPORTANTE: CADÊ A VALORIZAÇÃO DAQUELES QUE FORAM OS UNICOS RESPONSÁVEIS PELO LUCRO BILIONARIO DA ECT, QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELA EMPRESA SE MANTER PUBLICA, E POR ATENDEREM A POPULAÇÃO DE UM CANTO A OUTRO DO PAÍS COM AMOR, RESPONSABILIDADE E ETICA, ALGO QUE A CUPULA DOS CORREIOS A MANDO DO GOVERNO FEDERAL NÃO TEM.

A resposta a essas perguntas é básica: A GESTÃO MACRO DOS CORREIOS A MANDO DO GOVERNO BOLSONARO ATACA A CLASSE TRABALHADORA, mas os trabalhadores ecetistas não vão aceitar proposta rebaixada dos Correios que além de não recompor sequer as perdas sofridas com a inflação galopante, ainda procura rebaixar ainda mais a Sentença Normativa,  que representou a retirada de Cláusulas importantes dos Acordos Coletivos que foram conquistadas em mais de 35 anos de luta e sacrifício dos trabalhadores que nos antecederam, e darão a sua reposta...

NÃO A RETIRADA DE DIREITOS

REAJUSTE SALARIAL JUSTO E DIGNO

EM DEFESA DA MAIOR EMPRESA DO PAÍS “CORREIOS”

DIRETORIA SINTECT-MS

UNIFICANDO A LUTA, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!