28 de Outubro de 2020 às 08:39

Fentect cobra da direção da ECT atitude para evitar abusos pós-greve

No dia 23 de outubro, a FENTECT esteve reunida com a direção da ECT. A medida foi para cobrar algumas decisões que não estavam sendo cumpridas e para evitar abusos por parte da empresa em relação aos trabalhadores nesse período pós-greve. Confira os principais pontos abordados:

Compensação dos dias de Greve: Os representantes da empresa falaram que estão orientando os gestores no sentido de que a convocação deve ser feita com antecedência de 24 horas e que deem ao trabalhador grevista a liberdade de atender ou não à convocação. Os representantes dos trabalhadores falaram que isso não vem sendo respeitado e praticado pelos gestores e que a maioria está convocando à revelia, e até mesmo verbalmente.

Jornada de 44hs trabalho: Segundo informe dos representantes da direção da empresa, ainda não foi definido se todos os trabalhadores vão cumprir uma jornada de 44hs. Ainda estão discutindo como acontecerá e se a mesma será aplicada para todos os trabalhadores. Afirmaram que quem trabalha aos sábados continuará recebendo somente VT e VA. Já para os que não trabalham aos sábados, e compensar nesse dia, somará 6 horas de compensadas.

Descontos de Greve: Os representantes da empresa afirmaram reconhecer que somente os dias úteis não trabalhados devem ser compensados. Sobre acertos financeiros dos descontos indevidos, estão cobrando da CEGEP a correção das horas descontadas indevidamente. Mas deixaram claro que tratarão de maneira diferente os trabalhadores, sendo o repouso para os grevistas no sábado, ou seja, 08 horas do domingo para grevista e 16 horas para não grevistas, uma clara discriminação aos grevistas. Os representantes dos trabalhadores cobraram isonomia e deixaram claro que não vão aceitar tratamentos diferenciados entre os trabalhadores.

Trabalho Remoto: A ECT falou sobre o Termo Aditivo, informado que o mesmo será ajustado e que o prazo para assinatura será prorrogado devido ao não entendimento do mesmo por parte dos trabalhadores, mas não ficou claro o objetivo desse Termos, uma vez que, para a área operacional, efetuar trabalho remoto é impossível.

Sobre FAQ’s, divulgados sem a assinatura dos representantes da empresa, eles reconhecem como sendo documentos da empresa e alertam que todos os documentos que estiverem nos canais oficiais da empresa são verídicos.

Liberações Sindicais: Os representantes da ECT afirmaram que a empresa vai cumprir a liminar, porém, limitando a 7 liberações da diretoria, mais o conselho fiscal de cada entidade, e que vai ajustar a questão dos descontos indevidos conforme for demandado o repasse aos Sindicatos. Porém, reconhece somente o período a partir de 10/08, data em que foi notificada sobre a Liminar da FENTECT.

A FENTECT continuará na luta em defesa dos trabalhadores e contra os abusos. Vamos seguir na batalha em defesa dos Correios como patrimônio público e do povo brasileiro.