10 de Maio de 2019 às 09:26

Demissões

A ECT anunciou mais um PDV (Plano de Desligamento Voluntário). O prazo de adesão vai de 2 de maio a 12 de junho de 2019, e os desligamentos devem ocorrer até, no máximo, 19 de junho de 2019. O SINTECT-MS orienta os trabalhadores a pensarem bem antes de tomarem uma decisão, assim omo que se façam as consultas necessárias, inclusive jurídica. É uma decisão irreversível que exige cautela.

Mas é de se pensar quais os objetivos dessa medida. Sabe-se que os Correios pagam os menores salários dentre as estatais e que é uma empresa lucrativa. Aí estão os balanços anuais para comprovar. Sabe-se também que existe hoje uma falta de funcionários, e não excesso, que tem levado diversas unidades da empresa a conviverem com o acúmulo de objetos, reclamações de clientes e até ofensas e ameaças dada a gravidade da situação. Isso tem conseqüências sobre a imagem da empresa junto à população.

No entanto o que se vê é a intenção de diminuir funcionários, o que acarretará mais queda na qualidade. A única preocupação é ter um ganho imediato com a diminuição da folha de pagamento, sem nenhuma visão estratégica de longo prazo. E isso faz parte também do processo de privatização e retirada dos Correios do mercado de logística para favorecer empresas privadas.