23 de Agosto de 2020 às 09:31

CORREIOS DIVULGAM CONTRACHEQUE MANIPULADO, MENTE SOBRE REMUNERAÇÃO E SOBRE REAL ALCANCE DA GREVE

A FENTECT vem a público repudiar mais um ato de má-fé da empresa em divulgar contracheque manipulado com dados que não representam o real ganho dos funcionários dos Correios, em greve desde o dia 17/08. Os Correios manipularam os descontos feitos na folha de pagamento para tentar desqualificar a luta dos trabalhadores. A verdade pode ser comprovada com contracheque real, da mesma referência salarial, que mostra os reais ganhos do trabalhador, que ficam com descontos próximos de R$ 800, chegando ao final de um mês de trabalho com salário líquido de R$ 1747,47, cerca de 22% menor do que falsamente divulgado pela empresa, que omite descontos, por exemplo, como despesas médicas.

A prática de utilizar a mídia para desqualificar a luta do trabalhador perante a sociedade vai além. A empresa MENTE ainda no quantitativo de trabalhadores na ativa, tentando minimizar o movimento e mobilização. A empresa sequer conseguiu fechar seu Sistema de Monitoramento de Ausência de Greve (SMON) para divulgar o balanço das ausências por greve ou qualquer outro motivo. Ainda em dados incompletos no sistema, que exclui o preenchimento dos estados e unidades de maior fluxo do país, já são contabilizados mais de 33 mil funcionários paralisados, bem diferentes dos 83% informados de forma falaciosa pela empresa. Contando a adesão desses principais centros de distribuição/agências do Corredor Comercial, o índice cresce e alcança próximos dos 70% do efetivo, conforme vem sendo divulgado pela FENTECT. Até a data de hoje, quando a ECT não levou em consideração dados do SMON e somente as notas produzidas pela direção em parceria com a Assessoria de Imprensa, o sistema pode ser alterado e manipulado também, assim como o contracheque ao interesse político da empresa, omitindo novamente dados. A direção da ECT, conduzida pelo general Floriano Peixoto, se mostra perdida e desesperada com a força dos trabalhadores nesta greve, que inclusive vem ganhando grande apoio do Congresso Nacional e entidades representativas em todo país. Não fosse assim, a empresa não teria soltado informe interno (SEI) em que autoriza Jornada Extraordinária e convida Efetivo em função da Greve (documento em anexo).

"Considerando o monitoramento realizado pelo GT-Plano de Continuidade de Negócios - PCN (Greve), o acúmulo de carga atualmente registrado nas unidades operacionais, o quantitativo de efetivo ausente e os resultados apresentados nesses dois dias após deflagração da greve, informamos que encontra-se autorizada a realização de Jornada Extraordinária (Hora Extras, TFS Proporcional e Repouso Trabalhado) para execução nos próximos fins de semana, com vistas a garantir o nível de serviço prometido aos clientes, via pagamento ou negociação de compensação por horas/folga", diz informe.

Isso demonstra mais uma vez a prática desonesta de manipular a opinião pública, com fake news, para tentar justificar a retirada de direitos históricos conquistados com muita luta pela categoria. Novamente, a FENTECT ratifica que cerca de 70% do efetivo em todo o Brasil encontra-se em greve, principalmente setores operacionais, o que significa aproximadamente 70 mil trabalhadores. Sindicatos vem realizando diversos atos e manifestações nas cidades, o que pode ser comprovado pelas fotos divulgados em nossas redes sociais e amplamente coberto pela mídia local.

A categoria segue em mobilização permanente, inclusive com assembleias locais de avaliação, aguardando atentamente o andamento do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o restabelecimento da sentença normativa que garantia as 70 cláusulas retiradas de Acordo Coletivo vigente até 2021. A FENTECT lamenta os votos dos ministro Dias Toffoli e Edson Fachin contra os trabalhadores. O julgamento segue até amanhã e a categoria mobilizada para continuidade da greve por tempo indeterminado, em maior amplitude, caso seja necessário o início de uma nova data base. No entanto, a Federação acredita na sensibilidade dos demais ministros no sentido de restabelecer os direitos já conquistados, evitando assim o caos social e econômico dentro da categoria, o sucateamento da estatal e o transtorno à população brasileira.

FENTECT