Principais Notícias

12 de Maio de 2011 às 16:56

Trabalhadores da ECT-MS recebem PLR


 No dia 02 de Maio foi fechado o acordo para o pagamento da PLR 2010. Após 3 meses de negociação e duas assembléias chegou-se a um acordo negociado.  Na avaliação da direção do Sintect-MS, mesmo com os valor ficando um pouco abaixo do esperado, houve uma vitória da categoria pelos motivos abaixo:

Quando do início das negociações o desafio era mudar a lógica do pagamento da PLRs. Desde 2008 os que se assistia era o pagamento unilateral da empresa sem negociação com exclusão de milhares de trabalhadores, privilegiado o corpo dirigente com pagamento de até R$ 40 mil reais.

O histórico era desafiador, e contava com um corpo gerencial que torcia para que não houvesse acordo para continuar a fórmula adotada desde 2008.
 
Muito eram as formas de exclusão dos trabalhadores como; por acidente de trabalho; auxilio doenças; licença maternidade; licença adoção; greve e suspensão. Tudo era motivo para o não recebimento da PLR.
 
Nossa reivindicação histórica sempre foi à linearidade. Tínhamos 97 milhões de reais para ser distribuindo, caso conseguíssemos a linearidade, o valor a ser distribuído seria de R$ 900,00 reis para cada trabalhador. O que estava claro é que a categoria não aceitava mais a política de pagamento de 40 mil para a elite!
 
Após negociações, avançamos na humanização da PLR, no sentido de incluir milhares de trabalhadores na folha de recebimento. É obvio que como toda negociação ainda falta pontos a ser alcançados, mas o resultado colocou as negociações da PLR em patamares aceitáveis, se aproximando da linearidade e corrigindo várias injustiças.
 
É obvio que devemos e queremos avançar mais, tanto que não aceitamos os critérios de pagamento da PLR 2011, como condicionante para fechar 2010. Votamos e aprovamos o pagamento da PLR 2010, e que 2011 seja discutida na campanha salarial 2011/2012, sem critério de GCR.
 
Desde já, as negociações atingiram seus objetivos. Tanto que 20 dos 35 Sindicatos aprovaram em suas assembléias. Vejam como ficou;
 
2009 UNILATERAL, SEM NEGOCIAÇÃO
2010 NEGOCIADA
VALORES
880,00 mínima 40 mil máxima – diferença 45 vezes
880,00 mínima 4.400,00 máxima – Diferença 5 vezes
LICENÇA MATERNIDADE
NÃO RECEBE
PAGAMENTO INTEGRAL
ACIDENTE DE TRABALHO
NÃO RECEBE
PAGAMENTO INTEGRAL
AUXÍLIO DOENÇA
NÃO RECEBE
PAGAMENTO 180 DIAS
LICENÇA ADOÇÃO
NÃO RECEBE
PAGAMENTO INTEGRAL
DIRIGENTE SINDICAL COM ONUS PARA O SINDICATO
NÃO RECEBE
PAGAMENTO INTEGRAL
FALTAS INJUSTIFICADAS
PERDA DE 25% POR DIA DE FALTA INJUSTIFICADA
PERDA DE 10% POR DIA DE FALTA INJUSTIFICADA
DIAS DE GREVE
NÃO RECEBE
PAGAMENTO DOS DIAS LEI DE GREVE
SUSPENSÃO
NÃO RECEBE
MINÍMO DE 30%GARANTIDO, COM PERDA DE 25% POR DIA SUSPENSO


Arquivos Relacionados para baixar


Outras Notícias



Links Úteis


Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades e informações sobre o SINTECT-MS.

Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas