Depois de várias reivindicações formuladas pela direção do Sintect-MS e eixo de Campanha Salarial, Mato Grosso do Sul foi incluído no projeto piloto para inversão de distribuição domiciliar, ou seja a entrega de correspondência pela manhã.
A entrega postal somente pela manhã vem sendo apresentada pelo movimento sindical nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Tem como objetivo amenizar os efeitos climáticos: sol escaldante, chuvas, poeira excessiva e baixa umidade, entre outros fatores mais acentuados no período da tarde.
Atualmente o projeto vem sendo desenvolvido Mato Grosso, Tocantis e Maranhão e agora foi estendido Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e interior de São Paulo.
De acordo com a direção do Sintect-MS a concentração das entregas das correspondências postais pelo período da manhã traz benefícios para os trabalhadores, pois a insolação e o nível da umidade relativa do ar são baixos. E para o trabalhador que estuda ou desenvolve outras atividades de lazer ou social do período noturno, estaria mais descansado, mais disposto para as atividades complementares como atividade física. Também reduziria o estresse na convivência familiar.
Do ponto de vista da saúde do trabalhador evitaria a sobrecarga estafante presente na jornada de trabalho, em condições adversas, aliviando fatores multiplicadores de doenças ocupacionais, responsáveis por afastamento para tratamento e pedidos de aposentadorias por sequelas, comuns a categoria, como problemas nas articulações de joelhos, pés, mãos, punhos e colunas.
O local a ser implantado em Mato Grosso do Sul será definido pela diretoria Regional.
Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas