No dia 12 de novembro aconteceu a primeira reunião do novo Vice Presidente de Gestão de Pessoas (VIGEP), Nelson Luiz de Oliveira de Freitas, com representantes de 32 sindicatos presentes. Na verdade foi uma reunião de apresentação de seu plano de trabalho, onde deixou bem claro que a postura dele será diferente de seu antecessor. Vale lembrar que nos últimos três anos a VIGEP não conseguiu lidar com o movimento sindical durante as campanhas salariais.
Nelson fez uma proposta de negociação, por blocos, separando-as em três, sendo: Processo de Trabalho e Modelo de Gestão, Condições de Trabalho, e Estrutura Remuneratória. As reuniões serão realizadas a cada quinze dias, para tratar dos pontos nacionais, sendo que no aspecto regional haverá negociações nesse intervalo com as Diretorias Regionais, mas sempre coordenada pelo VIGEP. Todo esse esforço é na tentativa de se chegar a um avanço nesses pontos o que poderia ajudar nas negociações da Campanha Salarial 2014/2015.
O SINTECT-MS tem expectativa que as negociações possam realmente avançar em conquistas para os trabalhadores, já que o período de negociação salarial fica muito restrito aos pontos econômicos e as condições de trabalho e de carreira acabam ficando para um segundo plano. Nesse sentido os sindicatos e as oposições que fazem parte do Bloco Atuação Sindical apoiam a iniciativa, desde que o trabalho seja realizado de forma séria e tragam conquistas reais para a categoria. Se sentirmos que o VIGEP está apenas enrolando e produzindo atas, o SINTECT-MS não participará mais das negociações e ainda vai denunciar para a categoria essa atitude. Esperamos que esta negociação sirva para avançar nas conquistas e que exista uma valorização dos trabalhadores.
Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas