O SINTECT-MS (Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, Telégrafos e Similares de MS) aguarda resultado da reunião de hoje à tarde, em Brasília, entre representantes da empresa e CNN (Comando Nacional de Negociação dos Trabalhadores), mas está preparado para a greve prevista para o início de setembro.
Na última quinta-feira, uma comissão de trabalhadores se reuniu com o presidente dos Correios denunciando a não negociação da pauta de reivindicações. O Acordo Coletivo de Trabalho dos Correios é discutido anualmente e este ano o lema é “Meu trabalho tem valor! Minha saúde não tem preço”. A data-base do Acordo Coletivo de Trabalho 2006/2007 se encerrou no dia 31/07/07.
Em Mato Grosso do Sul, desde que foi iniciada a Campanha Salarial 2007/2008, o SINTECT-MS vem realizando panfletagem, assembléias e carro de som nas unidades dos Correios.
Entre os principais pontos de reivindicação estão o reajuste de 47,77% referente às perdas salariais de 1994 a 2007, adicional de periculosidade, melhores condições de trabalho e a contratação imediata de concursados.
Em contrapartida, os Correios ofereceram até agora um aumento de 3,74% nos salários, R$ 0,56 a mais no valor de cada folha do vale-refeição e retirando alguns benefícios conquistados pelos trabalhadores. Proposta esta que foi rejeitada por unanimidade nas assembléias realizadas pelos 33 sindicatos filiados à Federação, quando tiraram o indicativo de greve para 13 de setembro.
Para Sebastião Xavier da Silva, secretário de Políticas Sindicais do Sintect-MS, “não podemos retroceder nas conquistas dos trabalhadores. Continuaremos pressionando, da mesma forma que fizemos nas assembléias do dia 23, quando não só rejeitamos a proposta ridícula da empresa, como conseguimos que o presidente dos Correios marcasse esta reunião de hoje entre o Comando de Negociação e representantes da empresa. Nós aguardamos uma proposta melhor para a categoria”.
No próximo dia 04, está prevista em todo o Brasil assembléias gerais para análise do andamento das negociações e possível greve.
www.msnoticias.com.br
www.douradosnews.com.br
www.reporterms.com.br
Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas