As propostas dos Correios para o ACT 2016/2017 são uma afronta a nossa categoria. Querem a retirada do Vale Peru, do Vale Cultura, redução de salário, cobrar mensalidade no plano de saúde e muitos outros ataques, que listamos abaixo:
*Ataques econômicos*
- Redução do número de tickets (de 27 e 30 para 23 e 26).
- Aumento da coparticipação do vale alimentação (de 0,5%, 5% e 10% para 5%, 10% e 15%, a depender da faixa NM do trabalhador).
- Retirada do Vale Peru.
- Retirada do Vale Cultura.
- Redução de um ano de auxílio creche/babá - benefício valia para filhos de até 7 anos de idade, agora querem passar para 6.
- Plano de Saúde com mensalidade e retirada dos pais como dependentes, conforme a empresa deu a entender em sua apresentação.
- As multas de trânsito serão arcadas pelos trabalhadores motorizados.
- Retirada do anuênio dos novos trabalhadores.
- Exclui a cláusula do ticket em caso de afastamento.
- Restrições às indenizações em acidentes de trabalho.
*Ataques às condições de trabalho*
- Corte do intervalo de 10 minutos de quem trabalha nos terminais computadorizados.
- Fim do RI (Recrutamento Interno) para motorizado, deixando a cargo do gestor a manutenção ou não da função para o trabalhador.
- Ataque à organização sindical: sindicatos e federação com apenas dois liberados.
- Sem novo concurso público, e continua com o Plano de Demissão Voluntária PDV.
Além de todas as ameaças, a empresa não se comprometeu a assinar um acordo dizendo que os Correios não serão privatizados. Já sabemos que a privatização é o interesse da empresa e do governo Temer, e é só com luta que iremos barrar a venda dos Correios para a iniciativa privada!
A unidade da categoria em nível nacional é o caminho para revertermos esses ataques. A presença nas assembleia será, para a ECT, o termômetro da aceitação pela categoria dessas propostas. Vamos lotar as assembleias dos dias 08 e 14 para mostrarmos nossa resistência a um projeto de sucateamento da empresa e desvalorização dos seus trabalhadores.
Todos à assembleia!
Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas