Chegamos ao final de mais um ano de muito trabalho, de lutas e conquistas. Neste momento paramos e fazemos nossas reflexões sobre o que passou. Mas também projetamos nossas aspirações para o próximo ano. Momento de confraternização, reflexão e planos para o futuro.
Momento de refletirmos também sobre a importância do sindicato, como instrumento coletivo de defesa dos trabalhadores. Normalmente associamos o sindicato à luta por melhores salários. Mas a nossa luta não é só por salários. É pela dignidade de cada um. Por isso também lutamos por melhores condições de trabalho e contra o que consideramos tratamento inadequado, contra o assédio moral que muitas vezes são submetidos os trabalhadores.
Não fosse a existência dos sindicatos, federações e centrais sindicais, certamente a situação da classe trabalhadora estaria calamitosa em nosso país. Num sistema capitalista o sindicato cumpre o papel de defensor de direitos, contra a super-exploração que, sem organização, estariam submetidos os trabalhadores.
Defender os salários e as condições de trabalho continuam sendo atividades do sindicato. Mas também faz parte a luta contra o racismo, pelos direitos das mulheres, das minorias oprimidas, pelos direitos humanos enfim.
Como estariam à legislação trabalhista, os salários e as condições de trabalho se não existissem os sindicatos? Eis algo que devemos refletir. O sindicato é necessário, porque necessária é a união dos trabalhadores pelos seus direitos.
Se nós não lutarmos pelos nossos próprios direitos como trabalhadores e como cidadãos, quem o fará por nós?
Um abraço a todos e todas, um feliz Natal e um próspero Ano Novo para nós ecetistas e todos os trabalhadores do Brasil.
Elaine Regina Oliveira – Presidente do Sintect-MS
Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas