Principais Notícias
1 de Junho de 2009 às 16:28
MULHERES DA ECT REALIZAM ENCONTRO NACIONAL
A cidade Guarapari, no Espírito Santo, recebeu nos dias 20 a 24 de maio, o 12. º Encontro Nacional de Mulheres dos Correios. Na ocasião estiveram participando 170 mulheres, onde abordaram e debateram vários temas de interesse das trabalhadoras da ECT, sob o slogan de “Direito não se tira, se amplia”.
Os assuntos em pauta para as participantes deste encontro foram: a saúde e a violência contra as mulheres, na sociedade em geral; bem como a luta das mulheres contra o racismo e a homofobia, e, o empoderamento feminino nos diversos espaços sociais, principalmente, nos públicos e do Movimento Sindical.
E ainda, no âmbito ou assuntos de trabalho do dia-a-dia na ECT, foram analisadas a situação das mulheres nos Correios e uma pauta de reivindicações 2009/2010, a serem encaminhadas pela Fentect e sindicatos locais.
A Secretária da Mulher da Fentect considerou que foi muito importante à participação de todas as forças políticas representadas na Fentect. “Isso foi e é o que dará o respaldo as discussões e decisões realizadas”, disse uma das coordenadoras do encontro.
MOTIVAÇÃO E EMPENHO
A cada ano ou encontro realizado a motivação e empenho dos organizadores, participantes e sindicatos em geral aumenta.
A motivação para este 12 .º encontro foi ainda maior, vinda desde a realização do ultimo no ano passado, no Rio de Janeiro, onde já obteve expressiva participação com a presença de mais de 150 companheiras.
A tirada de delegadas em todos os Sintect’s foi precedida, por meio de encontros regionais ou assembléias. E a maioria dos sindicatos do país, fez o possível para viabilizar a participação do maior número de companheiras neste encontro nacional.
PARTICIPANTES
A participação neste 12. º encontro foi composta de Delegadas, observadores e convidados.
Foram consideradas delegadas, todas as ecetistas eleitas em Assembléia nos termos do Estatuto da Fentect, onde tiveram direito a voz e voto. Já os observadores, que tiveram direito a voz, foram todos os ecetistas ativos na categoria, aposentados e subjudices, tanto mulheres como homens.
E por fim, os convidados foram todos os representantes de entidades Políticas/Sindicais que foram formalmente convidados pela Fentect. Os mesmos tinham e tiveram o direito a voz, quando solicitados pela Mesa ou pelo plenário.
As decisões e tudo que ocorreu neste encontro será publicado pela Secretaria da Mulher da Fentect, que deve dar conhecimento de todas as resoluções deliberativas, em material informativo específico a ser distribuído ao conjunto da categoria.
Lúcio Borges - Sintect MS
Outras Notícias