Fonte: www.brasildefato.com.br
Daniel Merli,
de Nairóbi (Quênia)A sétima edição do Fórum Social Mundial foi aberta sábado (20) com uma marcha da qual participaram cerca de 5 mil pessoas, segundo os organizadores do encontro. A caminhada saiu de Kibera, a maior favela do país, onde foram rodadas cenas do filme O Jardineiro Fiel, de Fernando Meirelles.
E seguiu até o Parque Uhuru, onde um representante de cada continente discursou para os participantes. O brasileiro Francisco Whitaker, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, falou em nome do Conselho Internacional do Fórum.
A abertura oficial do encontro terminou com um show do cantor e compositor Martinho da Vila e de artistas africanos.
As atividades do Fórum começam domingo (21), com debates nos quais 30 representantes de 11 ministérios brasileiros e mais cerca de 400 integrantes da sociedade civil organizada apresentarão as experiências de participação dos movimentos sociais na elaboração de políticas públicas.
Segundo o ministro Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência da República, que chefia a delegação brasileira "mostraremos os resultados dessas políticas sociais e vamos também conhecer as do outros países".
O primeiro Fórum Social Mundial realizado integralmente na África traz pelo menos duas diferenças. “A luta dos povos, as alternativas dos povos” é o lema do encontro, em substituição ao tradicional “Outro mundo é possível”, usado desde a criação do Fórum.
Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas