Comando nacional e empresa retomaram negociação ontem mas indicativo de greve é mantido
Funcionários podem deflagrar greve a partir de setembro
Comando Nacional de Negociação dos Trabalhadores e direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos retomaram ontem, em Brasília, rodada de negociação em torno data-base do Acordo Coletivo de Trabalho 2006/2007 que encerrou no final do mês passado.
O secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores na ECT de Mato Grosso do Sul (Sintect), Daniel Moreira dos Santos, disse ontem ao O PROGRESSO, que a empresa resolveu analisar ponto a ponto as reivindicações da categoria. Mas o indicativo de greve nacional continua mantido para 13 de setembro.
Segundo o gerente regional Itamar Monteiro, em Dourados são 96 funcionários; 1.431 no Estado, que recebe mais de 300 mil correspondências por dia, entre cartas e encomendas. No município, varia entre 28 mil a 40 mil/dia.
O Acordo Coletivo de Trabalho dos Correios, discutido anualmente, este ano tem como lema: "Meu trabalho tem valor! Minha saúde não tem preço".
Entre os principais pontos de reivindicação estão o reajuste de 47,77% referente às perdas salariais de 1994 a 2007, adicional de periculosidade, melhores condições de trabalho e a contratação imediata de concursados.
Conforme o Sindicato em Mato Grosso do Sul, em contrapartida, os Correios ofereceram até agora um aumento de 3,74% nos salários, R$ 0,56 a mais no valor de cada folha do vale-refeição, retirando alguns benefícios conquistados pelos trabalhadores. Proposta rejeitada por unanimidade pelos 33 sindicatos filiados à Federação.
"Não podemos retroceder nas conquistas dos trabalhadores. Continuaremos pressionando e aguardamos uma proposta melhor para a categoria", reafirma Sebastião Xavier da Silva, secretário de Políticas Sindicais do Sintect-MS.
A Federação já marcou assembléias gerais para o próximo dia 4 de setembro para colocar em consulta o resultado das negociações e a possibilidade de deflagrar uma greve em nível nacional.Correios em Dourados recebe entre 28 mil e 40 mil correspondências por dia.
Maria Lucia Tolouei
Douradosagora
www.douradosagora.com.br
Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas