Principais Notícias

20 de Março de 2009 às 12:02

Está na hora de valorizar o trabalhador


Ao contrário do conturbado momento financeiro das empresas pelo mundo, a ECT encerrou 2008 com excelentes resultados, destacando-se entre as principais empresas públicas brasileiras. O faturamento de 11 bilhões de reais é recorde na história da empresa e representa um aumento de 13% na receita operacional, em comparação com 2007. O retorno sobre o patrimônio líquido dos correios foi de 28,3%. Quanto ao lucro total, o ganho da empresa foi um dos maiores da sua história, chegando a 800 milhões de reais. As informações sobre o recorde refletem diretamente na Participação nos Lucros. Quanto mais se ganha, mais se divide. No entanto, a cúpula da empresa insiste em beneficiar alguns com quase 40 mil reais, deixando os trabalhadores a mercê de um desconto de 20%, sobre as faltas injustificadas, baixando os anunciados R$ 800, para pouco mais de 640 reais, calculando 80% de linearidade. A cúpula também terá esse desconto? A proposta da ECT, apresentada no dia 12, mais uma vez, beneficia a cúpula da empresa. Dez, apenas dez, diretores receberão mais de 37 mil reais. Enquanto que os 89 mil trabalhadores da parte de execução vão “ganhar” 800 reais. Isso precisa acabar!

Os trabalhadores estão cansados de serem “roubados”. A cada ano o lucro da empresa cresce à custa do suor dos carteiros, OTTs, atendentes, etc, que enfrentam todas as dificuldades e os baixos salários para ver, na hora da divisão do lucro, o pessoal do ar condicionado embolsar uma fortuna.

A desigualdade é impressionante. Queremos uma divisão justa dos lucros, onde todos ganham a igual. Não fosse os trabalhadores dos setores de execução e operacional o recorde registrado ano passado não teria ocorrido. Está na hora da empresa olhar para seus funcionários. Uma valorização justa aos trabalhadores que estão mostrando os resultados com o crescimento dos Correios.

NO MUNDO -
Os resultados da ECT são ainda mais relevantes em comparação a outras empresas do setor postal e de logística no mundo. O correio dos Estados Unidos apresentou prejuízo de 2,8 bilhões de dólares em 2008. Outras grandes empresas do setor anunciaram cortes de despesas administrativas e de pessoal, no final do ano passado. A DHL, uma das maiores empresas do mundo em logística e frete expresso, anunciou sua saída do mercado americano com demissões e cortes de investimentos.

ASSEMBLEIAS -
Dia 31 de março, o Sintcom-PR realiza assembleias estaduais para avaliar a proposta de pagamento da Participação nos Lucros feita pela ECT. Caso seja rejeitada os trabalhadores votarão pela greve até que a direção da empresa mude os critérios da PL. Outras informações serão repassadas pelos diretores do Sindicato. Os locais e horários das assembleias em Curitiba e nas sub-sedes ainda serão definidos.

Sintect-PR


Outras Notícias



Links Úteis


Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades e informações sobre o SINTECT-MS.

Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas