A confirmação do ataque da ECT ao plano de saúde dos trabalhadores dos Correios veio à tona na durante negociação do ACT 2015/16, desta terça-feira (01/09). Ainda há tempo para recuar das decisões tomadas arbitrariamente ou a solução pode estar na grande greve da categoria. Hoje, a empresa apresentou a versão para a redação da Cláusula 28 sobre Assistência Médica/Hospitalar e Odontológica, o que, para o Comando de Negociações, trata da retirada de direitos e afronta à dignidade dos empregados, com a saída dos Correios da gestão do plano, e debateu a Cláusula 41 a cerca da Distribuição Domiciliária.
Os representantes dos trabalhadores exigiram a isonomia da categoria e destacaram posição contraria, enfatizando o não à representação da ECT, sobre o complemento sugerido pela empresa, com o que seria a Cláusula 29, e serviria apenas para excluir novos funcionários do plano de saúde, com cobrança de mensalidade de 6,2% do salário bruto para o trabalhador e 12,98% do salário bruto para o empregado, filhos e conjugues, sem ter direito, ainda, à inclusão dos pais e mães, além do compartilhamento.
É preciso ressaltar que o Acordo tem força de lei. Todas as sugestões da empresa ferem os direitos dos trabalhadores e detonam o plano de saúde. Na visão da representação dos trabalhadores, ainda que o salário da categoria seja ínfimo – mais uma luta constante - o plano de saúde, minimamente, carrega algumas garantias.
Distribuição Domiciliária
Entre as demais solicitações do dia, o Comando destacou, com base na Cláusula 41, sobre a Distribuição Domiciliária, a necessidade de:
-Reafirmar a pauta da categoria, entregue no dia 01 de julho de 2015;
-Implantar 100% da entrega pela manhã, dispensando a triagem por CEP (tendo em vista que vários locais no país não possuem sistema de CEP);
-Fim da Distribuição Domiciliária Alternada (DDA);
-Fim das dobras;
-Fim do CDD Virtual e fim da medida geodésica (para que os trabalhadores não viajem para regiões distantes sem diárias e com trabalho em carga dupla);
-Implementação dos SD’s, SDE’s e STDE’s, com a participação dos trabalhadores na confecção das ferramentas,
-Fim do SAP.
Nesta terça-feira (01/09) e na quarta-feira (02/09) haverá assembleias para deflagração do estado de greve em vários estados do Brasil. A representação dos trabalhadores incentiva a participação e convoca a todos para que aprovem o indicativo de greve para o dia 15 de setembro. Que seja a maior mobilização da categoria..
FONTE: FENTECT
Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas