Principais Notícias

12 de Março de 2012 às 12:18

Diretor do Sintect-MS defende porta giratória nas agências dos correios


O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, Telégrafos e Similares de Mato Grosso do Sul (Sintect-MS), Alexandre Takashi de Sá, defendeu a instalação de sistemas de segurança em empresas que prestam serviços com característica financeira. “Porta giratória em todos os correspondentes bancários hoje em dia se faz necessário.” No dia 29 de fevereiro, Takachi participou de audiência pública na Câmara Municipal de Campo Grande, na qual as entidades de trabalhadores - Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Vigilantes – e pessoas ligadas à segurança pública foram unanimemente contrárias à retirada das portas de segurança. 

 

As agências dos Correios prestam serviços bancários como correspondentes. Takashi chamou a atenção para o risco que correm tanto funcionários/as quanto usuários da empresa. Segundo o secretário-geral do Sintect-MS, atualmente nas unidades dos Correios pode ser depositado o máximo de R$ 9 mil em contas bancárias. Tal é a demanda por serviços financeiros que o líder sindical chegou a dizer que os Correios são informalmente empresas bancárias. “Nós [os Correios] não somos correspondentes bancários; somos um banco.”
 

A prestação de serviços iguais ou semelhantes aos dos bancos faz parte da política de inclusão bancária em andamento no Brasil. O movimento sindical de trabalhadores não é contra essa política, que propicia o acesso de um grande número de pessoas a procedimentos financeiros dos quais eram excluídas.

 

As entidades sindicais laborais do setor financeiro se posição contra a precarização das condições de trabalho das pessoas que atuam nos correspondentes, que não são consideradas bancárias. Entende-se que a inclusão bancário é uma importante medida social, mas é preciso que se remunerem dignamente os/as que trabalham em empresas como lotéricas, bancos-postais e outros segmentos que são correspondentes bancários e propiciem-se ambientes de trabalho adequado, com segurança e jornada de trabalho igual à dos/as bancários/os, horas extras entre outras reivindicações.  


Outras Notícias



Links Úteis


Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades e informações sobre o SINTECT-MS.

Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas