Em busca da unificação da luta e com intuito de organizar melhor as bases, no dia 29 de fevereiro a direção da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT), realizou uma reunião para discutir e deliberar sobre avaliação da conjuntura e a greve do próximo dia 03 de março. Após debate dos temas, a diretoria aprovou a proposta apresentada no sentido de fazer ajuste na data da greve, adiando a mesma para o dia 18 de março, juntamente com a Greve Nacional Unificada como todas as categorias.
“O SINTECT-MS está visitando as bases em Mato Grosso do Sul conscientizando os(as) trabalhadores(as) sobre da importância desse movimento – Greve Geral – e da participação de todos e todas nas assembleias realizadas pelo nosso Sindicato, pois não podemos aceitar o reajuste aplicado pela empresa de 100% no nosso Plano de Saúde, enfatizou a Presidente do SINTECT-MS, Elaine Oliveira.
Veja os motivos exposto a seguir:
A diretoria, de conjunto, avaliou que o momento político que vive o País requer a unificação da nossa luta com outras categorias, no próximo dia 18/03 convocada pelas Centrais Sindicais. Nossa reivindicação que é a exigência do cumprimento da Sentença Normativa do TST, em especial no que diz respeito ao aumento abusivo da mensalidade do plano de saúde, que os trabalhadores não têm condições de pagar.
Além da cobrança abusiva do plano de saúde, outro elemento que a direção debateu foi a recente chamada do Presidente, Jair Bolsonaro, convocando uma manifestação com o intuito de fechar o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). A convocação para um novo AI 5 (Ato Institucional número 5) é a tentativa de aprofundar ainda mais a retirada de direitos da classe trabalhadora, instalando uma ditadura militar mais agressiva contra a população.
Neste sentido, diante de todos os acontecimentos e depois de um amplo debate, a direção da FENTECT entendeu que neste momento devemos readequar o calendário do dia 03/03 para acumularmos força e fazermos uma grande greve no próximo dia 18/03, unificada com os 36 Sindicatos dos Correios e mais os trabalhadores de diversas categorias que estarão paralisadas neste mesmo dia.
A orientação é que sejam mantidas as assembleias do dia 03/03, para aprovação do estado de greve e assembleias no dia 17/03, com indicativo de greve no próximo dia 18/03. Outra orientação, também, é ampliar as mobilizações, e, de hoje até o dia 18/03, os Sindicatos devem continuar realizando reuniões setoriais, carros de som na base, atos regionais, plenárias sindicais, reuniões setoriais, panfletagens para a população e audiências públicas para denunciar ao povo o ataque às empresas estatais.
A única saída é a unificação da luta de todos os trabalhadores do Brasil contra os ataques praticados pelo Governo Federal aos nossos direitos.
#Todos na assembleia do dia 03/03/2020!
#Todos na assembleia do dia 17/03/2020!
#Todos à greve nacional do dia 18/03, em defesa dos nossos direitos e pela democracia!
Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas