Principais Notícias

27 de Agosto de 2019 às 23:46

Deliberações do Conselho de Sindicatos da FENTECT


  Nos dias 23 e 24 de agosto aconteceu o 23º Conselho de Sindicatos da FENTECT, reunindo representantes de todos os 31 sindicatos filiados à Federação. As principais discussões desta edição trataram da Campanha Salarial que ainda está indefinida devido à falta de disposição da empresa em negociar com os representantes dos trabalhadores. Além de questões pontuais, os participantes também definiram um novo calendário de luta contra a privatização.

 

  Campanha Salarial

 

  A indefinição da empresa que não se dispôs a negociar ou apresentar outra proposta mesmo com a mediação do TST levou os delegados e delegadas do Consin a reavaliarem a construção da greve. Os participantes deliberaram que sejam marcadas novas assembleias até o dia 29 de agosto para aprovação do indicativo de paralisação a partir de 04 de setembro por tempo indeterminado.

  Mesmo diante de uma situação delicada com a disputa da opinião pública em relação à privatização, o calendário construído pelos participantes do Conselho visa justamente ampliar o debate com o conjunto dos movimentos, parlamentares e cidadãos.

  No último dia 24 de agosto a FENTECT recebeu novo convite do TST para comparecer a uma reunião com a vice-presidência do Tribunal, que além da discussão do PMPP, havia se comprometido a apresentar respostas de sua tentativa de interlocução entre federações e empresa. A reunião está marcada para a próxima terça-feira (27) e a FENTECT participará, mas mantém a mobilização para as assembleias do dia 29 e a possibilidade de construção de uma greve nacional.

 

  Campanha contra a privatização


  Anunciada como parte de uma lista de diversas estatais que devem ser vendidas prioritariamente pelo Governo Federal, a privatização dos Correios foi tema de debates em todos os dias do Conselho. No primeiro dia o plenário recebeu representantes de outras categorias que também estão enfrentando as ameaças de cortes e privatização como petroleiros, urbanitários, eletricitários e portuários para discutir estratégias comuns e unificadas.

  A Federação deve anunciar em breve um novo calendário que prevê a coleta de assinaturas para o documento que será entregue ao Congresso Nacional. Além disso, haverá mobilizações nos estados e municípios, audiências e atos públicos e campanhas de arrecadação e comunicação para informar sobre os impactos e prejuízos de destruir o correio público brasileiro.

 

  Orientações gerais

 

  A FENTECT entende a gravidade da situação e não foge do seu propósito que sempre foi defender a categoria ecetista sem deixar de fazer o recorte classista necessário a todos os debates que envolvem as relações de trabalho no Brasil.

  A luta contra a privatização somada ao momento de definição da Campanha Salarial só poderá ser compreendida em um sentimento de união e fortalecimento da luta de classes. Sob o projeto de desmonte promovido pelo Governo Bolsonaro não cabe mais ressentimento, só a organização dos trabalhadores pode frear o conchavo cínico entre políticos, banqueiros, empresários e o capital internacional que para garantir os próprios lucros não se importa de moer direitos conquistados com muito suor ao longo da história.

  A FENTECT convoca todos os sindicatos a organizarem massivamente trabalhadores de todo o país para resistir ao que considera um retrocesso histórico e perverso. A construção das assembleias e a aprovação da greve do dia 04 de setembro marcarão mais uma vez a história dos trabalhadores dos Correios que sempre estiveram na vanguarda da luta da classe trabalhadora brasileira.

 

Chegou a hora de mostrar mais uma vez a força da camisa azul e amarela.

 

 

 

 


Outras Notícias



Links Úteis


Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades e informações sobre o SINTECT-MS.

Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas