Principais Notícias

20 de Dezembro de 2013 às 16:29

CUT Brasília pressiona parlamentares por cota aos negros no serviço público


 Para agilizar a tramitação do Projeto de Lei 6738/2013, que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para o serviço público federal, a CUT Brasília entregou nesta terça-feira (17) carta manifesto aos presidentes das comissões de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), e líderes de bancadas dos partidos na Câmara dos Deputados.

O texto faz referência à obrigação histórica de promover medidas para buscar o fim das desigualdades, desenvolvendo políticas afirmativas para as atuais e futuras gerações de afrodescendentes. "É preciso impulsionar o processo de conquista da equidade racial, com combate eficaz ao racismo, em todos os setores e segmentos da nossa sociedade", diz a carta da CUT Brasilia.

Ao solicitar apoio parlamentar à aprovação do projeto, a Central enfatiza que o PL 6738/2013 é mais um passo importante no longo caminho de construção da igualdade racial e da justiça social no Brasil, eliminando barreiras de acesso, mas garantindo qualificação e competência profissional na seleção.

No manifesto, o presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto, destaca que "por isso, toda política afirmativa, com caráter inclusivo, precisa ser apoiada e desenvolvida para que as desigualdades se reduzam, as oportunidades se nivelem, na busca da equidade racial, um elemento fundamental na luta pela construção de uma sociedade justa, igualitária e democrática".

Após tramitar na CDHM e CCJC, o Projeto de Lei 6738/2013 segue para votação no plenário da Câmara.

 

Fonte: Site CUT Brasilia.


Outras Notícias



Links Úteis


Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades e informações sobre o SINTECT-MS.

Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas