Principais Notícias

1 de Junho de 2009 às 18:32

CUT BRASIL REALIZA SEU 10.º CONGRESSO NACIONAL


A Central Única dos Trabalhadores – CUT/ Brasil realizará de 03 a 08 de agosto, o 10 .º Concut – Congresso Nacional da CUT, tendo como eixo principal o “Desenvolvimento com trabalho, renda e direitos”.
 
Os delegados/as representantes dos mais diversos sindicatos e federações do país estarão reunidos em São Paulo, capital, onde debateram sobre a disputa de projetos no Brasil na atual conjuntura e na definição dos rumos da Central para o triênio (2010/2012) da próxima gestão.
 
Nesta semana de Congresso, na pauta dos participantes, além dos eixos principais (citados acima) também serão temas a serem discutidos: - A conjuntura Internacional e Nacional; - Balanço do mandato; - Estratégias; - O Estatuto da Central; e por fim, a eleição da Direção Executiva Nacional e Conselho Fiscal.
 
O 10º CONCUT se constituirá com as plenárias temáticas e após todas as discussões, os/as delegados/as credenciados/as para participarem da plenária final, discutirão as emendas e resoluções ao texto base constantes do caderno específico produzido sob a responsabilidade da coordenação nacional.
 
HISTÓRIA E DESAFIOS
 
A CUT realizou seu 1.º Concut, em 1984, um ano após sua fundação, onde mostrou um passo histórico na luta dos trabalhadores/as após 1964. Foi um momento de uma nova realidade no movimento sindical brasileiro e fez parte do processo de conquista da liberdade sindical e da luta pela emancipação dos trabalhadores/as.
 
Após 25 anos, em meio a um cenário mundial de profundas transformações políticas, econômicas, sociais e também, no meio sindical, a CUT chega ao seu 10.º Congresso Nacional.
A crise internacional se apresenta como a mais grave desde 1929 e seus efeitos atingem as economias de todo o mundo, inclusive o Brasil. Porém, em nosso país, esses impactos são distintos. De 2002 a 2008, a economia brasileira tem conseguido manter um ciclo de crescimento e estabilidade.
 
O país não é mais refém do FMI, vivemos um regime democrático e popular, e, o desenvolvimento passa a ser uma realidade. Houve um aumento significativo no numero de empregos formais, que se elevou para 28,7 milhões em 2002 e chegou a 37,6 milhões em 2007.
Em 2008, a inflação registrou o índice anual de 6,11% e a produção industrial bateu recorde. A política de valorização do salário mínimo, conquista dos trabalhadores a partir de uma luta histórica da CUT, atinge quase 45% de aumento real.
 
AVANÇAR
 
Apesar dos avanços, a crise está presente, ameaçando empregos, comprometendo o processo de desenvolvimento do país. De um lado, os esforços dos que querem combate-la, de outro, o emprenho dos querem lucrar com ela.
 
Desde que a crise se agravou, em setembro de 2008, a CUT tem apresentado propostas contundentes contra os efeitos nocivos por ela causados e que atingem diretamente a classe trabalhadora.
 
Portanto, a CUT e o enfrentamento à crise será um dos temas centrais do debate de conjuntura e estratégia do 10. º CONCUT.
 
Lúcio Borges - Sintect MS
 


Outras Notícias



Links Úteis


Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades e informações sobre o SINTECT-MS.

Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas