Aconteceu em Brasília, entre os dias 8 e 9 de julho, o 33º Conselho de Representantes da Federação (Conrep) para debater a conjuntura da empresa e a estratégia dos sindicatos para a Campanha Salarial. Representaram Mato Grosso do Sul os delegados Samual Raidam (Dourados), Elaine Regina (Campo Grande) e Floriano Salinas (Ponta Porã).
O Conselho repudiou a fala do presidente da ECT culpando os ecetistas pela crise da empresa e aprovou a realização de uma Campanha Salarial Unificada com todos os 36 sindicatos. “Neste momento a unidade do movimento é necessária para fazer frente aos ataques preparados pela nova direção da empresa. Nosso eixo é a defesa do poder aquisitivo dos salários, dos direitos conquistados, do emprego e contra a privatização”, afirma Elaine Regina, presidente do Sintect-MS.
O 33º Conrep aprovou a Pauta de Reivindicações, o Calendário de Lutas e a construção da unidade entre todos os sindicatos. Agora as Assembleias Gerais de cada sindicato devem referendar essas propostas.
SINDICATOS E FEDERAÇÕES SE UNEM
No dia 11 de julho, representantes dos 36 sindicatos e das duas federações (Fentect e Findect) reuniram-se em Brasília para concretizar a unidade da Campanha Salarial. Os sindicatos entendem que este momento de ataque aos direitos e de volta do discurso da privatização das estatais como uma das “saídas da crise” precisam de uma resposta conjunta de toda a categoria.
A reunião deliberou pela realização de um amplo movimento contra a privatização dos Correios; unificação dos sindicatos na Campanha Salarial com calendário e mobilizações conjuntas; unidade da luta dos trabalhadores dos Correios com os da Petrobrás e bancários, que também têm campanhas salariais nos próximos meses; e resposta à fala do presidente, considerada covarde, leviana e ofensiva aos ecetistas e que demostraram que o novo presidente não tem um mínimo de conhecimento sobre a realidade da empresa.
Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas