Principais Notícias

11 de Julho de 2008 às 17:54

Categoria faz enterro simbólico de Custódio e Itamar; veja vídeo e fotos


Em greve desde a noite do último dia 30 de junho, os trabalhadores dos Correios realizaram no último dia 9 de julho em Curitiba o "velório" do presidente nacional da empresa, Carlos Henrique Custódio, e do diretor estadual no Paraná, Itamar Ribeiro.

Dois bonecos instalados em caixões simbolizaram os dois diretores dos Correios. Ao lado dos caixões, velas e coroas de flores.

Os trabalhadores percorreram o calçadão da rua 15 de Novembro, entre a praça Santos Andrade e a Boca Maldita.

A categoria atribui à cúpula dos Correios a realização de duas greves num intervalo de menos de três meses. "Defendemos a saída da atual direção dos Correios, pela sua truculência e favorecimento aos detentores dos maiores salários", aponta Nilson Rodrigues dos Santos, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR).

Assinaturas - O Sindicato começou esta semana a coletar assinaturas entre os trabalhadores a favor do afastamento de Custódio do cargo de presidente nacional da empresa. Durante a manifestação desta quarta-feira, a categoria irá lançar um outro abaixo-assinado, destinado a pedir a solidariedade do conjunto da população.

"Os eventuais prejuízos da empresa e dos usuários dos serviços postais são de responsabilidade da cúpula dos Correios, que se recusa a negociar com os trabalhadores", afirma o dirigente do Sintcom-PR.

São três os principais motivos da greve da categoria: 1) O descumprimento do acordo sobre adicional de risco de 30% para os carteiros; 2) A tentativa de imposição do plano de cargos, carreiras e salários (PCCS) sem negociação com a categoria; 3) A não revisão da participação nos lucros, distribuída de forma desigual.

A paralisação nacional da categoria atinge 23 Estados e o Distrito Federal. No Paraná, a adesão é de 85% entre os trabalhadores da área operacional, conforme cálculos do Sintcom-PR.

Reivindicações da categoria

• Incorporação do adicional de risco de 30% para os carteiros, conforme termo de compromisso assinado pelo ministro Hélio Costa (Comunicações) e pelo presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio.

• Revisão da participação nos lucros, com distribuição linear dos recursos.

• Implantação de um plano de cargos, carreiras e salários com piso salarial de R$ 1.190 (hoje o piso é de R$ 603). Link para o vídeo no YouTube: http://br.youtube.com/watch?v=Li_jJxjoh6Y

Fonte: Sintcom-PR


Outras Notícias



Links Úteis


Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades e informações sobre o SINTECT-MS.

Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas