A advogada com especialização trabalhista e autora do livro Assédio Moral, Sônia Mascaro, disse que as empresas precisam criar meios de evitar qualquer tipo de assédio. Na posição de vítima, a primeira coisa a se fazer é tentar um diálogo.
— A vítima de um assédio pode, antes de tudo, tentar conversar com o próprio assediador. Expor que aquilo que ele está fazendo é ruim. Caso não resolva, tentar avisar a área de recursos humanos da empresa. Se também não for resolvido, é preciso um boletim de ocorrência e depois uma ação na Justiça. O importante é não se calar e não aceitar esse tipo de situação.
A advogada listou uma série de recomendações de como evitar um assédio, tanto do chefe para o subordinado, como o contrário. Entre elas:
Não usar expressões depreciativas da imagem profissional do empregado no ambiente de trabalho;
Não aplicar tarefas e objetivos impossíveis;
Não fazer ataques negativos ao rendimento profissional. Isso deve ser conversado.
Não usar expressões preconceituosas; não isolar o trabalhador; não dar apelidos pejorativos; não perseguir o trabalhador; não punir de maneira vexatória;
Os especialistas recomendam que a vítima registre e tenha cópias das denúncias feitas, assim como, se possível, provas das situações de constrangimento em si.
(Fonte: noticias.r7.com)
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