15 de Agosto de 2014 às 07:00

Vice-presidente do TST formula proposta de PLR

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho Ives Gandra Martins Filho recebeu, na manhã desta quinta-feira, dia 14 de agosto, os membros da Fentect para uma nova mediação sobre o pagamento do PLR/2013, ainda devido pela empresa aos trabalhadores.

Conforme determinação do Tribunal, a reunião foi realizada na presença da Findect. Na reunião, o Ministro deixou claro mais uma vez, que sua participação é apenas como mediador, não tendo nenhum processo de dissídio no TST referente à PLR dos trabalhadores dos Correios. Ele recebeu as contribuições da FENTECT e dos sindicatos presentes, e, ao final, se estabeleceu um processo no qual o Ministro Ives Gandra, irá chamar a ECT e apresentar a proposta formulada.

Foi dito por todos que o esforço em 2013 foi grande, nunca se trabalhou tanto na ECT, que não se pode vincular a questão da PLR ao lucro da empresa, até porque a ECT toma decisões empresariais que comprometem o lucro. Os trabalhadores realizaram seus trabalhos, nada mais justo que sejam reconhecidos pelo resultado de seus esforços.

Também relatamos que a categoria está apreensiva, e descontente com os rumos que a empresa vem dando ao tema PLR. Já era para termos recebido desde 1º de maio de 2014 nossa PLR, mês que habitualmente a recebemos

Foi acordado, com o vice-presidente, que será proposto à empresa o valor mínimo de R$ 940,00 a ser pago ano a ano, aos funcionários, sobre 2013 e 2014, além disso, para 2015, critérios mais simples, sem avaliar ou julgar as faltas, com método linear, não sendo admitido parcela estratégica. "Realmente, muitos métodos de avaliação são mal utilizados e acabam visando apenas o lucro, não a produtividade do trabalhador. Vamos trabalhar com resultados. Todos vão receber", afirmou o ministro.

O vice-presidente do TST avisou que será realizada uma reunião com a ECT na próxima semana para apresentar as propostas levantadas durante o encontro de hoje, com os ecetistas.