24 de Julho de 2018 às 18:48

Sindicatos e federação denunciam situação do Postalis

Aconteceu no dia  17 de julho, em frente ao edifício sede dos Correios, em Brasília, o ato em defesa do Postalis. Na ocasião, o secretário geral da federação, José Rivaldo da Silva, deixou claro que, "defender os Correios e o Postalis é defender a dignidade como cidadão e como pessoa assistida do plano". Segundo Rivaldo, na última reunião com o interventor do Postalis, Walter Parente. Nesse dia, o representante do fundo de pensão destacou como soluções alterações nos planos, BD e Postalis, que causam ainda mais gastos e prejuízos aos trabalhadores.

Falou-se na construção de um novo plano, como o Contribuição Definida (CD), sem renda vitalícia, com apuração de reserva matemática proporcional a cada caso, individualmente. Fora isso, a outra opção seria continuar no Plano BD e sofrer as consequências de um novo possível equacionamento. Mas, isso tudo, como bem ressaltou o secretário geral, poderia deixar de comprometer a categoria se o Postalis e os Correios prosseguissem com ações contra o banco BNY Mellon, um dos grandes responsáveis pelas perdas no fundo de pensão (cerca de R$ 5 bilhões).

Enquanto isso, o próprio Walter Parente confirmou na reunião que não estão sendo cumpridas as obrigações contratuais pelos advogados para mover processos contra o banco americano. "Estivemos com o interventor e não há previsão ainda destas medidas judiciais nos EUA. Além disso, a direção dos Correios nos enrola há seis meses e não faz o mesmo. Falta uma ação conjunta entre todos", relatou o secretário geral da FENTECT.

Na visão dos representantes da categoria, o atual problema do Postalis é um problema da direção dos Correios. É preciso que a empresa coloque o jurídico a serviço dos trabalhadores. "Porque, para recuperar recursos, somente com uma ação diretamente nos EUA. Todas as entidades precisam discutir uma fórmula de atuação e como se fazer ouvidas, tanto na embaixada americana, quanto no Postalis ou na direção dos Correios", destacou Rivaldo da Silva.