15 de Fevereiro de 2017 às 23:16

Segurança na Rodoviária Velha: sindicato reúne-se com Secretaria de Segurança e Comando da Guarda Municipal

Após ofício do Sintect-MS ao prefeito de Campo Grande, Marcos Trad, a respeito da situação no entorno da rodoviária velha (que já afeta os trabalhadores e usuários dos Correios no local devido à insegurança) o gabinete do prefeito encaminhou o sindicato para uma reunião com a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social e Comando da Guarda Municipal. A reunião aconteceu nesta terça, 07/02/2017, na sede da Secretaria e contou com a participação de representantes do sindicato, de funcionários da Agência Rodoviária e da área de segurança da ECT.

Após explanação da situação pelos trabalhadores o Comandante da Guarda Municipal, Giuseppe Bertazzoni, disse que já estão intensificando as rondas na região e se dispuseram a intensificá-las nos horários considerados críticos pelos trabalhadores.

O secretário-adjunto da secretaria de segurança municipal, Lourenço Gaidarji, sugeriu uma parceria entre a ECT e prefeitura para implantação de uma câmera de segurança integrada na rede de monitoramento em tempo real da Guarda Municipal, que ficou de ser estuda pela empresa “caso aja previsão orçamentária”. Ele reconheceu a necessidade de uma ação integrada entre os órgãos policiais (guarda, polícia civil e militar) junto com a assistência social para tentar minimizar o problema no que já vem sendo considerada uma cracolândia na capital de MS.

Segundo o comandante da Guarda Municipal com o aumento do efetivo da base central, localizada na Rodoviária Velha - que havia sido esvaziada e agora volta a receber mais guardas - já foi possível intensificar as rondas na região.

Para a presidente do Sintect-MS, Elaine Oliveira, é importante a busca de parcerias e coordenação de ações entre os órgãos públicos e também comerciantes da região. “De imediato é preciso restabelecer a sensação de segurança para os trabalhadores e clientes dos Correios. Se a situação se agrava até afasta clientes da agência. O Estado precisa marcar presença, seja na área de segurança, seja na área social e de saúde”, diz.

Estiveram presentes na reunião os dirigentes sindicais Wilton Lopes, Tarles Tandi (lotado na AC Rodoviária), a supervisora da agência Gilse Batistote e Mario Matoso (da área de segurança da ECT/DR-MS).