11 de Julho de 2020 às 11:52

Informe SINTECT-MS: ACT 2020/2021

Na tarde de ontem 10/07, a FENTECT e o Comando Nacional de Negociação foram recebidos pela ECT, na primeira reunião de negociação da campanha salarial 2020/2021.

A reunião foi realizada por vídeoconferência, iniciando com a fala dos representantes da ECT, onde fizeram as saudações aos representantes dos trabalhadores (as) e suas apresentações.

A FENTECT fez os cumprimentos e apresentações, e fez questão de repudiar a atitude da ECT em insistir numa negociação salarial em plena Pandemia, onde quase 70 mil vidas já foram perdidas no País, entre elas muitos trabalhadores (as) dos Correios.

Foi deixado bem claro também, que estamos iniciando uma negociação com a ressalva de que aguardamos a decisão judicial da liminar proferida pelo STF em favor da ECT, e caso haja decisão que reverta essa liminar tornaremos os atos das reuniões de negociação como nulos.

Os representantes dos trabalhadores (as) no Comando Nacional de Negociação, pontuaram sobre a irresponsabilidade e o desrespeito que a ECT vem tratando os trabalhadores (as) durante a Pandemia, e que só adotou algumas medidas paliativas e insuficientes, após a Federação e os Sindicatos de todo o País ingressarem com ações judiciais.

Foi pontuado também a intenção do Presidente da ECT General Floriano, de atacar os direitos dos trabalhadores(as), proibindo as visitas setoriais dos Sindicatos durante a Pandemia, e no último dia 08/07 fechou todas as Coret's nas regionais, esse é o setor de relações sindicais, onde protocolamos os ofícios e encaminhamos as demandas dos trabalhadores (as) e agora teremos que protocolar somente em Brasília.

Essa é uma atitude antidemocrática e antisindical, que representa bem a face do atual governo que só prega ataques e retirada de direitos dos trabalhadores, e demonstra a verdadeira intensão nessa campanha salarial, retirar direitos conquistados ao longo de anos e com muita luta.

Em seguida, um representante da área financeira da ECT fez uma apresentação, através de gráficos, mas não apresentaram um relatório oficial, demonstrando que a empresa vem se recuperando e diminuindo um déficit acumulado, deram um exemplo da Postal Saúde , que vem diminuindo suas dividas com prestadores de serviço, e em fevereiro de 2021 deve zerar essa dívida, mas que a ECT ainda enfrenta dificuldades financeiras e precisa realizar alguns ajustes e cortes de gastos.

Foi pontuado pela representação dos trabalhadores (as), que a Postal Saúde está se recuperando nas costas dos trabalhadores (as), pois a mensalidade dobrou, os pais e mães foram arrancados do plano, então somos nós que estamos pagando a conta, não é a atual gestão que está conseguindo bons resultados.

Foi pontuado também que nos últimos anos, foram sacados dos cofres dos Correios algo superior a R$ 6 bilhões e repassados a União, valor muito superior a fatia que seria de direito, deixando a ECT sem um caixa necessário para qualquer empresa se manter durante momentos de crise.

Não se enganem trabalhadores (as) ecetistas, tínhamos uma Sentença Normativa cuja validade era de dois anos, ou seja até final de julho de 2021, a ECT recorreu ineditamente ao STF que interferiu em uma decisão do TST, que foi legítima e em nenhum momento feriu a Constituição Federal, conseguindo uma liminar que suspendeu os efeitos das cláusulas 28 e 79, plano de saúde e validade da Sentença Normativa.

Com isso estamos sendo obrigados, pela ECT, a iniciar uma campanha salarial em plena Pandemia, se a ECT não tivesse intensão de atacar e retirar direitos dos trabalhadores (as) ela não teria recorrido da decisão do TST, e deixaria as discussões para 2021.

Temos que estar mobilizados para o enfrentamento aos ataques que virão.

Diretoria SINTECT-MS
Unificando a luta, juntos somos mais fortes!