Principais Notícias

20 de Julho de 2016 às 20:00

Informação é o principal instrumento do trabalhador na luta por direitos


Pensando nisso, a CUT Brasília lança material detalhado com os principais ataques à classe que tramitam no Congresso Nacional

A CUT Brasília lançou a cartilha "O maior roubo de direitos dos trabalhadores - Conheça o pacote em curso no Congresso Nacional que arranca as maiores conquistas trabalhistas e sociais da classe trabalhadora", que contém as principais proposições de ataque à classe, divididas em 25 temas, com detalhes sobre a casa onde tramitam - Senado ou Câmara dos Deputados; o conteúdo com resumo do projeto; o tipo de proposição - Projeto de Lei (PL), Projeto de Lei Complementar (PLP) ou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) - e o autor - senador ou deputado. Trata-se de mais que um atentado à democracia, "mas uma sequência de violações indecentes e desumanas de direitos historicamente conquistados".

Para o presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto, na atual conjuntura, "com o aumento dos empresários, fundamentalistas religiosos, ruralistas, ex-militares e outros segmentos mais identificados com o conservadorismo", é preciso lutar contra a desregulamentação da legislação trabalhista, que pode ter no bojo demissões em massa, redução de benefícios sociais, subcontratação ilimitada, precarização do trabalho e dos salários.

Conhecimento é poder
"É preciso reagir, organizada e massivamente, contra esse golpe de Estado e a avalanche legislativa que poderá representar um século de retrocesso em direitos trabalhistas e sociais", alerta em editorial. Segundo o presidente, cada dirigente sindical deve se apoderar das informações sobre os ataques, ao máximo, e levar para as bases. Dessa maneira, reforçar as discussões e mobilizações. "Um debate que busque avanços e a construção de um projeto de desenvolvimento e de sociedade que seja de interesse dos trabalhadores e de nossos filhos", concluiu.

Temas atacados
A cartilha tem como temas a precarização do trabalho e roubo de direitos; negociação direta; escravidão; simples trabalhista; veto à justiça do trabalho; suspensão de contratos de trabalho; acima da lei; mais trabalho, menos direito; calote; funcionalismo; trabalhador (a) rural; indígenas; mulheres e LGBT's; juventude; consumidor; terras; privatização; segurança; desmonte do processo trabalhista; processo legislativo; código de mineração; desmonte da participação social; reforma agrária em cheque, reforma fiscal e educação.

Clique aqui e confira. Boa leitura!

 

Fonte: FENTECT


Outras Notícias



Links Úteis


Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades e informações sobre o SINTECT-MS.

Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas