7 de Outubro de 2015 às 14:38

Funcionários dos Correios fazem paralisação em Ponta Porã contra assédio moral e por melhores condições de trabalho

Os funcionários dos Correios lotados no Centro de Distribuição Domiciliária de Ponta Porã realizam nesta quarta, 7, uma paralisação de 24 horas contra o que consideram assédio moral e por melhores condições de trabalho. Os funcionários reclamam da sobrecarga de trabalho, efetivo de trabalhadores insuficiente e forma de tratamento abusiva.

De acordo com Elaine Oliveira, presidente do Sintect-MS (Sindicato dos Trabalhadores nos Correios de Mato Grosso do Sul) a paralisação se deve à intransigência da chefia local em negociar as demandas dos funcionáris de Ponta Porã por melhores condições de trabalho e revisão da forma de tratamento. “Os carteiros estão revoltados com a forma de tratamento que recebem e o sindicato já acionou a assessoria jurídica para elaborar a ação judicial por assédio moral”, afirma.

A paralisação será de 24 horas e o sindicato espera compreensão da população local “pois, infelizmente, a situação chegou num ponto insuportável para os trabalhadores”, diz Elaine.

Assédio Moral - O assédio moral se configura na exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras - repetitivas e prolongadas - durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

“São mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização”. (Wikipedia)