14 de Março de 2017 às 08:34

Evento “Palmares Itinerante” acontece nos dias 14 e 15 de março em Campo Grande

Evento Palmares Itinerante acontece nos dias 14 e 15 de março em Campo Grande

Nos dias 14 e 15 de março, Campo Grande recebe o presidente da Fundação Cultural Palmares Palmares, Erivaldo de Oliveira, entidade que é vinculada ao Ministério da Cultura, no evento “Palmares Itinerante”. Também participa do evento o Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Juvenal Araújo.

“Palmares Itinerante” contará com a participação das entidades representativas do Movimento Negro de MS, Comunidades Quilombolas, Capoeiristas, Mulheres Negras e de Comunidades de Matrizes Africanas do estado de Mato Grosso do Sul. Será um debate entre todas as entidades do estado, na busca de soluções para os desafios colocados para a população negra, e qual a importância da Palmares na construção de políticas públicas e sua implementação. No foco do debate, entre outros, o reconhecimento e a valorização da diversidade, a promoção e a difusão das artes e expressões culturais afro-brasileira, urbana e da periferia, a proteção das comunidades tradicionais quilombolas, de matriz africana.

Todo articulação para que o evento acontecesse na capital morena, teve como protagonista os representantes do CEDINE e seu presidente. José Lamartine dos Santos, e o Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro de MS.  A expectativa é estabelecer uma aproximação das comunidades do estado com os representantes da Palmares e SEPPIR, para que as diversas manifestações da Cultura afro-brasileira tragam suas dúvidas e possam compartilhar seus anseios e desejos com as políticas já adotadas, e o que se espera para o futuro das maiores entidades representativas do país.

O evento acontece na rua Judson Tadeu Ribas, n° 541. Vila Nascente, com início as 08h.

Confira a programação:

Dia 14 de março de 2017

Local: Rua Judson Tadeu Ribas, 541 – Vila Nascente – Campo Grande/MS.

8h – Banda da Policia Militar - Hino do Brasil

8h30 – Abertura

Participantes: Conselho Estadual dos Direitos do Negro – CEDINE – MS; Federação Nacional Quilombola – FENAQ – MS; Fórum Permanente do movimento Negro – FPEMN – MS; Coletivo de Mulheres Negras Raimunda Luzia de Brito;   Fórum Permanente do movimento Negro – FPEMN/MS; Fórum Permanente de Educação e Divercidade Étnico Racial de Mato Grosso do Sul - FORPEDER; Fórum de Capoeira do Mato Grosso do Sul – FCMS; Federação dos Cultos Afros e Ameríndios do Mato Grosso do Sul – FECAMS; Grupo de Mulheres Negras em Ação na Comunidade Tia Eva – GMUNE; Coordenação Estadual das Comunidades Negras do Mato Grosso do Sul – CONERQ; CONAQ Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas.

8h50 – Mesa de Debate

Composição da mesa: Presidente da Fundação Cultural Palmares – FCP, Sr. Erivaldo Oliveira; Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, Sr. Juvenal Araújo; Vice-Governadora do Estado do Mato Grosso do Sul, Sra. Rose Modesto; Secretária de Cultura e Turismo de Campo Grande, Sra. Nilde Brun, Secretária de Educação de Campo Grande, Sra. Ilza Mateus de Souza; Superintendente do IPHAN, Sra. Norma Dari, Babalorixa Pai Gaeta.

*A mesa será mediada pelo Coordenador do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro/MS e o Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro – CEDINE/MS

11h30 – Intervalo para almoço.

14h – Visita à Comunidade Quilombola Urbana Tia Eva – O Presidente e autoridades serão acompanhados para esta visita por lideranças das Comunidades Quilombolas de Tia Eva, Buriti e São João Batista).

Dia 15 de março de 2017

Local: Rua Judson Tadeu Ribas, 541 – Vila Nascente – Campo Grande/MS.

8h30 – Composição de mesa com as autoridades para apresentação das propostas do planejamento para 2017/2018 das Instituições presentes – Avanços e Desafios – para a Sociedade Civil. Presidente da Fundação Cultural Palmares – FCP, Sr. Erivaldo Oliveira; Secretária de Cultura e Turismo de Campo Grande, Sra. Nilde Brun; Subsecretário de Políticas para Juventude – Sr. Diego Mariano; Coordenadora da Subsecretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Projeto) Sra. Rosana Assunção;

11h - Encerramento

Coordenado pelo Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro/MS e Conselhos

12h – Intervalo para almoço

13h30 às 15h – Visita à Comunidades Quilombola Rural Chácara do Buriti e à Comunidade São João Batista – Campo Grande/MS