24 de Novembro de 2015 às 17:49

Diretoria do SINTECT-MS é recebida pelo novo presidente da ECT

O recém empossado presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Giovanni Queiroz, em visita ao estado de Mato Grosso do Sul,  reuniu-se com a diretoria regional da empresa em Campo Grande. Na ocasião o novo presidente recebeu também representantes do sindicato da categoria, o Sintect-MS, sendo entregue um ofício com uma pauta de reivindicações consideradas prioritárias pelos trabalhadores da ECT neste momento e que afetam os funcionários e a empresa.

De acordo como Elaine Oliveira, presidente do Sintect-MS (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Mato Grosso do Sul), o documento entregue expressa os anseios e preocupações da categoria em relação aos direitos dos trabalhadores e a própria situação da estatal. Segundo a sindicalista, o documento aborda questões como concurso público para suprir a demanda por trabalhadores em diversos setores, principalmente no operacional: tratamento, transporte e entrega de correspondências e encomendas. Segurança nas agências, principalmente nos municípios da faixa de fronteira mais expostos. Adequação da jornada de trabalho dos atendentes comerciais da empresa. “Consta também as falhas nos sistemas operacionais dos Correios e do Banco Postal que geram transtornos e atrasos para trabalhadores e usuários dos correios. A implantação da entrega de correspondências pela manhã, tendo em vista o calor e exposição aos raios solares a que estão submetidos os trabalhadores. A Participação nos Lucros e Resultados, o Adicional para carteiros motociclistas e a Assistência Médica”, diz.

Outro ponto são as mudanças operacionais que irão afetar diretamente os trabalhadores e usuários dos Correios, principalmente do interior, tendo em vista que a distribuição passará a ser alternada, ou seja os distritos (grupo de quarteirões, bairros ou cidades) deixarão de receber a entrega diária, passando a receber dia sim, dia não. Já para o interior a empresa pensa em agrupar os carteiros em municípios pólo, retirando os carteiros das cidades menores.

O presidente da ECT recebeu o documento e ouviu explanação das lideranças sindicais sobre a situação da categoria e da empresa. “Esperamos que esta nova direção da ECT fortaleça o modelo de empresa pública e de qualidade, investindo na infra estrutura, na qualificação e valorização dos funcionários, afastando qualquer hipótese de privatização e vendo nos Correios o seu caráter estratégico dentro da logística, garantindo a universalização dos serviços postais - e outros serviços que foram agregados - em todos os municípios do país”, conclui Elaine.