5 de Dezembro de 2017 às 15:15

Curso “Correios em Ação”: lavagem cerebral?

Os carteiros estão sofrendo um processo de lavagem cerebral através de um “curso” chamado “Correios em Ação”. A coisa foi feita “sob encomenda” para convencer os trabalhadores que as “mudanças” são necessárias. Parece que a “orientação pedagógica” do curso é para que os carteiros saiam falando que perder direitos é vantajoso, diminuir salário é bom, ser demitido é algo positivo e vender uma empresa do porte e valor estratégico dos Correios é excelente para o Estado e para a população usuária (clientes).

Dizem descaradamente que não há perspectiva de melhora. A intenção é “fazer a cabeça” para adesão ao PDI. De quem é a culpa pela situação da empresa? Dos carteiros, dos atendentes, dos OTT´s, dos motoristas, dos administrativos? É da gestão da empresa. É dos políticos que indicam os gestores. É da política implementada pela gestão, cujo objetivo é a privatização, pois é uma gestão controlada politicamente por setores privatistas ligados a grandes empresas privadas.

A situação financeira dos Correios é mascarada na sua realidade. Os números são manipulados ao bel prazer. Informação, dados e números são escondidos, pois contradizem o discurso oficial. A culpa é dos salários e benefícios dos trabalhadores? Dos trabalhadores que recebem o menor salário dentre as estatais? O curso usa daquilo que é chamado de “mensagem subliminar”: por trás de tudo está a intenção de tornar os trabalhadores passivos.