3 de Novembro de 2016 às 18:38

Comissão Paritária de Saúde apresenta calendário de atividades e temas de estudo

Foram realizadas nos dias 20 e 21/10 as duas primeiras reuniões da Comissão Paritária de Saúde. Conforme oficializado no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2016/17)  na cláusula 28  o grupo surge com o desafio de encontrar soluções para o plano de saúde sem poder exclusivo de decisão. Os ecetistas terão papel fundamental, com as assembleias, no debate e na aprovação das melhorias que serão apresentadas pela comissão até o dia 30 de janeiro de 2017.

A ECT propôs um regimento interno, que foi rejeitado, onde várias armadilhas estavam subentendidas. Um exemplo: o presidente da comissão teria o “voto de minerva”, em casos de empates, o que acarretaria em caráter deliberativo para a mesma.

A comissão paritária não tem poder deliberativo, mas consultivo, conforme foi acertado no Acordo Coletivo e os sindicatos não abrem mão disso. De acordo com a cláusula 28, o grupo fará estudos atuariais para apresentar prováveis soluções, no entanto, qualquer posicionamento fica condicionado à aprovação nas assembleias dos sindicatos.

Calendário

As atividades da comissão paritária serão realizadas em semanas alternadas  em uma sim e na outra não  até a data do dia 30 de janeiro de 2017, quando serão apresentadas sugestões para as assembleias dos trabalhadores.

Temas para estudo

1. Diagnóstico do plano de saúde (geral); 2. Modelo de gestão (fim da Postal Saúde e retorno ao RH da ECT); 3. Modelo de governança do plano de Saúde; 4. Reabertura dos ambulatórios; 5. Sistemática de auditoria na Plano de Saúde; 6. Plano benefício medicamento; 7. Custeio do plano; 8. Fundo pós-emprego; 9. Redimensionamento da rede credenciada; 10. Critérios para elegibilidade de beneficiários/legislação.

Debate que interessa a todos

A linha  que será seguida pelos sindicatos é de construir uma proposta que não onere os trabalhadores e reduza as despesas administrativas do plano de saúde. Por isso, a FENTECT reforça o pedido de participação  de todos  no debate, analisando e fiscalizando, para que nenhum benefício histórico seja retirado pela empresa. A mobilização e o conhecimento são peças-chave na manutenção do plano de saúde e na melhoria da qualidade do atendimento prestado aos beneficiários.