8 de Maio de 2017 às 15:37

Assembleia encerra a greve em MS

Os trabalhadores em greve na DR-MS aprovaram proposta para retorno ao trabalho a partir das 22 horas desta segunda, 8 maio, em Assembleia Geral ocorrida nesta tarde. Dos cinco pontos acordados na quinta-feira, entre a Federação e a direção da empresa, os trabalhadores de MS aprovaram quatro, excluindo o ponto 1 que trata do Plano de Demissão Incentivada. Vejam os itens rejeitados e aprovados pela Assembleia de MS para o fim da greve.

Rejeitado:

1. Reabertura do PDI: Caso aprovado pela SEST e demais órgãos competentes, para fins de evitar a possibilidade de demissão motivada em massa.

Na avaliação dos trabalhadores de Mato Grosso do Sul a aprovação deste ponto implicaria num apoio implícito ao PDI e às demissões. Conforme a presidente do SINTECT-MS, Elaine Regina Oliveira, “sempre fomos contrários à implantação de demissões incentivadas sem um plano para realização de concurso e contratação para suprir a demanda em setores onde existe falta crônica de pessoal, o que inclusive compromete a prestação de um serviço de qualidade por parte da empresa, como é caso a falta de carteiros e atendentes. Então recusamos essa proposta”.

Pontos aprovados:

2 - Suspensão das férias: A empresa propõe revogar a suspensão das férias nos próximos 60 dias. Após esse período, a diretoria da Empresa irá estudar a situação e discutir, com a representação dos Trabalhadores, alguma solução para o alegado déficit dos Correios.

3 - Suspensão do DDA, OAI, CDD centralizador, e SD/SDE: Será formada uma comissão paritária (de início imediato) para discussão e reavaliação desses pontos - A entrega matutina também será discutida, e para avaliação nas unidades onde já foi implantado.

4 - Dias de greve: Compensação dos dias parados, durante 60 dias, em no máximo, duas horas por dia de segunda a sexta. O dia 28 (dia de Greve geral) será descontado. Aos sábados, os trabalhadores poderão compensar as horas, em qualquer unidade do mesmo município, exercendo sua própria função, mediante convocação prévia. Os trabalhadores que não quiserem compensar poderão optar pelo desconto das horas.

5 - Plano de Saúde: Enquanto houver mediação no TST (negociação entre Correios e federações), a empresa não irá judicializar o assunto.

Para a presidente do SINTECT-MS, a greve mostrou para o governo que existe uma grande insatisfação dentro da empresa para com a situação atual, e seu alcance no interior foi uma prova disso. “Os trabalhadores que entraram em greve, na capital e no interior, voltam de cabeça erguida, conscientes de que lutaram não só pelos seus interesses e direitos pessoais mas de toda categoria, inclusive daqueles que não entraram em greve. Nossa tarefa agora é nos prepararmos para a próxima campanha salarial, onde será discutido o próximo Acordo Coletivo de Trabalho, de forma a garantirmos que o futuro acordo não tenha nenhum retrocesso em relação ao atual, no que se refere aos benefícios e plano de saúde, bem como garantirmos o reajuste de nossos salários. Saudamos aos que estiveram na linha de frente e conclamamos à toda categoria paras próximas lutas que temos pela frente”