14 de Setembro de 2016 às 21:39

Assembleia aprova proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017

A assembleia geral que aconteceu nesta quarta, 14/09, em Campo Grande, aprovou, por ampla maioria, a proposta de Acordo de Coletivo de Trabalho 2016/2017. Outra deliberação foi a manutenção do estado de greve, podendo a categoria paralisar a qualquer momento caso não seja cumprido o acordo coletivo ou ocorra ataque aos direitos e benefícios.

Foi aprovada também uma moção de repúdio contra perseguição na ECT. Quanto ao Desconto Assistencial, por proposta da diretoria do sindicato, foi aprovado que neste ano não ocorrerá o desconto, isentando os trabalhadores deste desconto extra.

Para a presidente do Sintect-MS, Elaine Oliveira, a proposta de acordo, se não traz ganho também não embute perda no salário ou nos benefícios. “Levando-se em conta a conjuntura econômica e política que passamos não podemos considerar este um mau acordo uma vez que não tem redução de direitos e reajusta o poder aquisitivo dos salários e benefícios. Quem fizer o cálculo na ponta do lápis do impacto na remuneração constata isso.”

Na avaliação de alguns sindicalistas, o novo presidente começou “falando grosso”, mas no decorrer do processo, vendo o crescimento da participação nas assembleias em todos os estados, e a certeza de uma greve, resolveu “afinar o discurso”. Isso mostra que esse governo é fraco  e é possível derrotá-lo na mobilização.

Para Elaine a categoria tem que continuar alerta e mobilizada. ”No começo do ano teremos a negociação na mesa paritária sobre o Plano de Saúde e precisamos garantir que não tenha retrocesso em nosso plano.”

Quanto ao desconto assistencial a presidente explica a isenção neste ano. “O Desconto Assistencial é um débito extra anual em prol do sindicato para cobrir despesas extras da entidade, como ações assistenciais (manutenção de alojamento na sede para filiados do interior, por exemplo), gastos com a campanha salarial, e outros. Como neste ano a campanha não se prolongou, e também não tivemos um grande reajuste, mas sobretudo porque estamos com nossas finanças bem administradas,  saneadas e em dia, o sindicato pode  dispensar, neste ano, o desconto e por isso apresentamos a proposta na assembleia”.