Principais Notícias

10 de Maio de 2019 às 09:37

5º Encontro de Trabalhadoras Ecetistas de Mato Grosso do Sul


  O SINTECT-MS realizou no dia 27 de abril o 5º Encontro de Trabalhadoras Ecetistas de Mato Grosso do Sul com o objetivo de  reunir as mulheres que trabalham nos Correios de MS para debater as questões inerentes à realidade das mulheres dentro da empresa e na sociedade.

 Segundo a presidente do SINTECT-MS, Elaine Regina Oliveira, a presença das mulheres é uma realidade irreversível no mundo do trabalho, na organização sindical e na política. “Estamos ocupando nosso espaço de direito e lutamos pela igualdade de tratamento no que se refere aos salários, por melhores condições de trabalho e contra o machismo e o assédio moral e sexual”.

    Após a aprovação do regimento interno do encontro, o primeiro painel versou sobre "Um olhar feminino para Reforma da Previdência", abordando os impactos do projeto em tramitação sobre as mulheres, que serão atingidas com a mudança das regras atuais. A palestra foi de Rosana Cantero, advogada especialista em Direito Previdenciário e Coordenadora Adjunta de MS do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).

 Após o almoço foi realizado o debate com tema “Combate à violência contra a mulher e ao feminicídio”, com Eloisa Castro Berro,  assistente social, professora da UFMS e primeira coordenadora da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande.

 Na sequência foi realizado o painel “As mulheres e a depressão no trabalho: Tecendo novos fios”, com a palestrante Maria Rosana Gama, que debateu essa realidade entre as mulheres trabalhadoras.

 Em seguida o evento discutiu sobre questões relativas aos Correios no ponto “Conjuntura de Correios”, com destaque para a questão da privatização da empresa, que volta a ser colocada na ordem do dia.

 Foram apresentadas pelas delegadas presentes,  propostas para a Pauta Nacional de Reivindicações, nos temas e questões relacionadas às mulheres, para serem tratadas e discutidas na Campanha Salarial.

 Por fim foram eleitas as delegadas ao 22º Encontro Nacional de Mulheres da FENTECT, que são: Jaqueline Fernandes Arguelho Marcondes, Sulamita Linsmeyer Santos e Letícia Luiza Von Holleben (suplente).


Outras Notícias



Links Úteis


Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades e informações sobre o SINTECT-MS.

Todos os direitos reservados a “sintectms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas