19 de Fevereiro de 2019 às 15:20

30 anos de SINTECT-MS: organização da classe e resistência

Hoje o SINTECT-MS completa 30 anos de existência. O sindicato foi fundado numa assembleia realizada na sede do sindicato dos trabalhadores da Construção Civil em 19 de fevereiro de 1989, sendo aprovado o Estatuto e eleita uma diretoria provisória para organizar a primeira eleição, o que foi realizado poucos meses depois.

Sem sede e sem recursos, o sindicato foi abrigado pelo SINTSPREV, numa sala deste sindicato, que na época funcionava numa casa alugada na Av. Calógeras, no centro. Do SINTSPREV ganhou também o primeiro armário e mesa. Ali iniciou o processo de organização.

Posteriormente o sindicato ocupou uma sala em frente à rodoviária velha e uma casa em frente ao CTCO, facilitando o contato com os trabalhadores do local de trabalho com maior concentração de funcionários dos Correios no estado. Já em 2006 foi adquirida a sede própria, no bairro Cabreúva, com uma casa que foi ampliada.

Ao longo desses trinta anos o SINTECT-MS se manteve com um índice de sindicalização acima da média nacional. Isso reflete a consciência dos trabalhadores que vêem a necessidade de uma organização que faça o contraponto, que cobre os direitos, que organize a categoria.

Nesses trinta anos o sindicato passou por diferentes conjunturas econômicas, políticas, diferentes governos, sempre mantendo a defesa dos interesses da categoria e da ECT pública, contra a privatização. Foram muitas lutas, mobilizações e greves pelo salário, pelos benefícios, plano de saúde, melhores condições de trabalho, contra o assédio e outros.

A diretoria do SINTECT-MS parabeniza todos aqueles que desde a assembleia de fundação, no dia 19/02/1989, deram sua contribuição para a história de organização dos trabalhadores dos Correios de Mato Grosso do Sul e que tem no SINTECT a concretização dessa organização e dessa luta ao longo do tempo, mantendo viva na categoria a perspectiva de luta pelos direitos e defesa do patrimônio público.

Passados trinta anos, e temos convicção ao afirmarmos que a existência de um sindicato forte, de uma categoria unida pelos seus direitos, continua sendo uma necessidade. O contínuo ataque que recebemos com retirada de direitos da CLT, desmonte do plano de saúde, reforma da previdência com reflexos sobre a aposentadoria, tentativas de privatização da ECT, assédio no local de trabalho, e tantas outras questões, colocam a necessidade do SINTECT-MS cada vez mais forte para fazer o enfrentamento.

Longa vida à organização dos trabalhadores!