25 de Janeiro de 2018 às 11:49

25 de Janeiro: Dia do Carteiro

Neste dia 25/01/2018 a diretoria do SINTECT-MS parabeniza os carteiros e carteiras de Mato Grosso do Sul, esses trabalhadores honrados que sustentam suas famílias com seu trabalho cotidiano, enfrentando as intempéries do clima externo (chuva, sol) e do clima interno (sobrecarga de serviço, pressão extrema, assédio moral, ameaças permanentes de retiradas de direitos, banheiros sujos).

Ao mesmo tempo que parabenizamos esses trabalhadores da ECT não podemos deixar de falar sobre as condições em que hoje executam suas tarefas. A falta de funcionários, o excesso de carga para entrega, a falta de estrutura, são fatos que deveriam ser excepcionais mas se transformaram em corriqueiros, levando a um enorme stress nesses trabalhadores.

Chefes inescrupulosos assediam os trabalhadores diariamente, cobrando resultados mas não apresentando soluções para os problemas que entravam o alcance desse mesmo resultado. Além da pressão no local de trabalho, a deterioração das condições de trabalho é evidente. Até usar os banheiros se tornou um problema, dada a falta de manutenção da limpeza ocasionada por má gerência da empresa, que não consegue atender a requisitos mínimos – como banheiros limpos – para a existência do que eles mesmo chamam de “clima organizacional”.

E assim como existe o assédio moral em nível de unidade de trabalho (CDD, CTCE, Agências) existe o terrorismo psicológico vindo de cima, sob a forma permanente de ataques a direitos da categoria. Agora mesmo, após um duro embate para garantir nossos direitos no Acordo Coletivo de Trabalho, a direção da empresa maquina do Supremo Tribunal do Trabalho para diminuir o que temos garantido no Plano de Saúde, com assistência aos pais.

Parabenizamos a você, Carteiro e Carteira, pelo seu dia! Mas não nos calaremos enquanto persistir situações que atentem contra os trabalhadores dentro da ECT.