Principais Notícias

5 de Julho de 2019 às 15:07

1ª Semana de Negociação: proposta da ECT é retirar direitos e arrochar salário

Durante a primeira semana de reuniões proposta pelo calendário de negociação a ECT apresentou seu balanço financeiro e proposta de redação das cláusulas do Acordo Coletivo. De maneira contraditória, a empresa primeiro apresenta dados contábeis que reafirmam sua recuperação financeira, bem como o lucro obtido no último período, mas ao mesmo tempo quer excluir diversas cláusulas alegando que oneram e emperram as contas.

A ECT pretende manter apenas 45 cláusulas e modificar outras 19. A empresa fala ainda em excluir algumas, como a que trata da responsabilidade em acidentes de trânsito e do vale-cultura. Assim como reduzir o adicional noturno de 60% para 20% e os tickets, com o fim do ticket-extra (vale-peru) e aumento na coparticipação, arrochando ainda mais o salário dos trabalhadores dos Correios, que já é o pior de todas as estatais.

A representação dos trabalhadores lembrou que após anos de déficit do quadro de funcionários agravado pelos sucessivos PDVs, os Correios deveriam apresentar uma proposta que valorizasse a categoria. Afinal, são os ecetistas que tem sofrido com a sobrecarga de trabalho e ainda assim mantém essa empresa de pé. Os participantes do Comando Nacional de Mobilização e Negociação repudiaram a proposta e ainda questionaram o fechamento de agências em todo o país e o favorecimento das fraqueadas.

A ECT ainda vai apresentar a proposta econômica para reajuste salarial, além da cláusula 28 referente ao plano de saúde, mas uma coisa é certa: só a mobilização dos trabalhadores pode barrar este que é o pior ataque aos direitos dos ecetistas nos últimos anos.

A FENTECT orienta que todos os sindicatos realizem assembleias para avaliação da proposta até o dia 15 de julho e se mantenham atentos aos informes para que a unidade seja garantida em nome de uma campanha salarial vitoriosa.